Servidores da Unitins iniciam curso voltado para segurança em instalações elétricas

A programação conta com 40 horas e tem parceria com o Senai Tocantins

Carlos de Bayma CAPACITAÇÃO 20/03/2023 18:01

Abertura do curso “NR 10 – Básico de Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade” (Fotos: Nonato Silva /Dicom Unitins)


 

Teve início, na manhã desta segunda-feira, 20, no auditório da sede administrativa da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas, o curso “NR 10 – Básico de Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade”. Destinado para as equipes de manutenção elétrica, de tecnologia da informação e telecomunicações, a ação é realizada por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, Diretoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas e Pró-Reitoria de Administração e Finanças, em parceria com o Senai Tocantins.

 

As aulas acontecem no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h, até a próxima sexta-feira, 24, com carga horária total de 40 horas, sendo 20 horas dedicadas à área de Segurança, sob a responsabilidade da instrutora Valéria da Silva Vieira, e 20 horas à área de Elétrica, aos cuidados do instrutor Márcio Gonçalves da Silva.  

 

A instrutora de Segurança do Trabalho do Senai Tocantins, Valéria da Silva Vieira, explicou que nas primeiras 20 horas do curso “os participantes vão aprender os procedimentos corretos de fazer um seccionamento, um aterramento, lidar com equipamento de proteção individual, equipamento de proteção coletiva, sinalização, e aprender sobre procedimentos internos para executar as atividades. Todos esses temas serão desenvolvidos nesse curso para mostrar as formas mais seguras de executar as atividades de trabalho, preservando a saúde e a segurança diariamente. Todos os profissionais que trabalham na área elétrica precisam desse curso, pois é uma exigência da norma regulamentadora para o exercício dessa atividade de trabalho”.

 

Para o eletricista Creones Aires, esse curso chegou na hora certa. "A universidade vem crescendo e se destacando em todo o Tocantins e esse curso contempla todas as ações que desenvolvemos nos câmpus e nas demais unidade da instituição. É uma oportunidade para aprender novas coisas e aprimorar o trabalho que já realizamos”, justificou.

 

O pró-reitor de Administração e Finanças, Ricardo de Oliveira, explicou que “essa é uma capacitação que nós já vínhamos buscando faz algum tempo, e agora deu certo, graças à parceria da instituição com o Senai. A NR10, além de ser uma norma que regulamenta as condições mínimas de segurança e saúde do trabalhador, no que diz respeito à legislação, ela é uma norma obrigatória”.

 

“O trabalhador precisa estar em dia com todas as atualizações da NR-10, e não só o servidor tem que buscar isso, mas também a Unitins, visando a qualidade e a segurança do trabalhador está oferecendo esse treinamento aqui na sede. Foi disponibilizado todo o equipamento, luvas, capacetes, para que os participantes possam ter esse momento não apenas teórico, mas também vivenciar na prática tendo em mãos os equipamentos mais modernos disponíveis no mercado”, ressaltou Oliveira.  

 

Durante a abertura da programação, o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, destacou a importância do curso. "É mais um treinamento com a equipe da universidade. Fazemos um planejamento das capacitações e formações tentando abranger todas as áreas, de todos os segmentos da Unitins. É um investimento que a universidade faz na pessoa, no servidor, no técnico, tendo a certeza que todo esse treinamento vale a pena, pois permite atender melhor, trazendo mais estrutura para o funcionamento pleno da universidade. Entendemos que todo avanço e modelo ideal da Unitins passa pelas pessoas, então, nada melhor do que investir nas pessoas”.

 

Instrutora Valéria da Silva Vieira durante capacitação 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS