Duas vezes doutora: diretora da Unitins é primeira mulher a conseguir diploma em Educação na Amazônia pela Educanorte/UFT

Professora Kênia Paulino de Queiroz, diretora do Câmpus Paraíso, integrou a primeira turma, no Tocantins, da Pós-Graduação em Educação na Amazônia pela Educanorte/UFT. Conquista soma-se ao doutorado que a diretora já carrega em seu currículo

NATÁLIA REZENDE Câmpus Paraíso 14/03/2023 21:59

Diretora do Câmpus Paraíso da Unitins, Kênia Paulino de Queiroz, se torna a 1ª mulher  a conquistar o diploma de Pós-Graduação em Educação na Amazônia do polo Tocantins (Foto: Natália Rezende/Dicom Unitins)


Pela segunda vez, a diretora do Câmpus Paraíso da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), professora Kênia Paulino de Queiroz Souza, conclui um programa de doutorado. A conquista é gradualmente significativa já que a professora doutora é a primeira a defender a tese no estado do Tocantins e conquistar o diploma de Pós-Graduação stricto sensu em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação Plena em Rede (Educanorte), sendo acadêmica da 1ª turma estadual, do polo da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A tese defendida por ela teve como tema norteador a “Criatividade Ecotranscomplexa e a Educação: um olhar amazônida na contemporaneidade”, orientada pela professora doutora da UFT, Maria José de Pinho. A pesquisa busca salientar a importância do poder de transformação oriundo da criatividade no contexto educacional e sustentadas pelas bases teóricas da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

A diretora do Câmpus Paraíso da Unitins afirmou que é por meio da contínua qualificação que poderá contribuir para a exímia formação dos acadêmicos. “É importante salientar que abracei a oportunidade de me qualificar no estado do Tocantins também na minha área de atuação, sendo ela Pedagogia, e em um doutorado em educação.  Por meio dele gerei o fortalecimento dos meus conhecimentos e, de agora em diante, será possível aprimorar ainda mais a minha atuação enquanto docente dentre outras oportunidades, principalmente na Unitins em Paraíso”, comemorou a professora.

Conforme também expressou a professora doutora, deixando registrado em sua tese na página dos agradecimentos, ela será eternamente grata à Unitins pela expressiva contribuição desta formação, e também todas as pessoas que contribuíram para que fosse possível a conquista. “Agradeço a toda equipe nas pessoas do Reitor, Augusto Rezende; a Vice-Reitora Darlene Teixeira; e a Pró-Reitora de Graduação, Alessandra Ruita, que tanto admiro como seres humanos e profissionais. De modo especial agradeço a todo o Câmpus Paraíso pela construção profissional coletiva. Tenho grande carinho por cada um que compõe essa linda e excelente equipe”, afirmou.

Segundo a orientadora da tese de doutorado, professora doutora Maria José de Pinho, a diretora do Câmpus Paraíso da Unitins é uma grande pesquisadora, competente e muito dedicada. “É uma educadora comprometida com a qualidade da Universidade Pública e gratuita, e possui extremo zelo pela defesa da educação básica pública e de qualidade”, disse.

Nesta perspectiva, quem também parabenizou a conquista da professora Kênia foi a Pró-Reitora de Graduação da Unitins, professora doutora Alessandra Ruita Czapski, que destacou que é uma conquista coletiva da universidade pública, que se preocupa com a formação e a titularização do corpo docente e diretivo.

“É motivo de muito orgulho, e em nome da Unitins, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) parabeniza a professora Kênia Paulino por mais esta qualificação, e também todos os docentes que estão em busca do aprimoramento educacional. Já contamos com um quadro de professores e professoras na Unitins ricamente qualificado, e sabemos que todo esse empenho gerado pelas qualificações dos gestores, coordenadores, e dos docentes das disciplinas dos cursos são revertidas para a formação de nível superior de nossos discentes em sala de aula”, finalizou a Pró-Reitora.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS