A Editora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) lança o segundo livro de 2023, "Literatura tocantinense em foco: ensaios e reflexões", na próxima quarta-feira, 15 de março, às 19h, pelo Google Meet. Todas as pessoas interessadas pelo tema estão convidadas a participar. A obra foi desenvolvida pelo professor doutor em Letras Rubens Martins da Silva, com a colaboração e organização da professora Janaína Senem, mestre em linguística; e Clarissa de Sousa Oliveira McCoy, doutora em Linguística, mestre em Estudos de Segunda Língua e especialista em Literatura Anglo-Americana.
A ideia de organização e publicação deste livro nasceu do resultado de dois cursos de extensão sobre a literatura tocantinense, realizados em 2021, via Google Meet. “Os alunos participantes foram convidados a escrever os textos a partir das reflexões realizadas durante as aulas. Mas o livro contém também um capítulo resultante de um trabalho de TCC pelo curso de Serviço Social e outro que foi resultado de ações realizadas em uma escola da educação básica”, esclarece Silva.
Em busca de gerar maior visibilidade às produções literárias tocantinenses, os professores desenvolveram o trabalho de extensão em livro, é o que explica a professora Clarissa, que defende a utilização dessas obras nas escolas de educação básica do Tocantins.
“Os textos selecionados trazem apontamentos sobre obras de autores que se denominam como escritores tocantinenses, seja por associação à Academia Tocantinense de Letras (ATL) e demais Academias de Letras localizadas em munícipios tocantinenses, seja por identificação à cultura e história do estado, mesmo não nascidos no Tocantins, se consideram representantes dessa literatura”, aponta Clarissa.
Janaína contou que os estudantes que participaram dos grupos de estudos e extensão aproveitaram e contribuíram bastante. Ela recomenda a leitura a todas as pessoas que queiram pesquisar e conhecer sobre a literatura produzida no Tocantins.
“Foi um prazer receber o convite para compor a organização da obra, pois sei da importância de trazermos reflexões acerca da literatura tocantinense tanto para compreensão dessa modalidade literária em uma vertente acadêmico-científica quanto para valorização e reconhecimento de produções culturais do estado do Tocantins”.
O livro foi publicado na página da editora no dia 6 de março e já está disponível aos leitores. A diretora da Editora Unitins, Liliane Scarpin, acrescenta que o estado do Tocantins é novo, assim como o registro de sua cultura, principalmente popular.
“A obra perpassa pela necessidade de construir a identidade do Tocantins enquanto produtor de conhecimento, as obras cientificas tem o papel social de transmitir conhecimento à população externa e acadêmica. É importante salientar que a literatura tocantinense faz parte da literatura brasileira”, acrescentou Liliane.