Unitins firma parceria com a AgroSudeste para desenvolvimento de vitrines tecnológicas

Nesta quarta-feira, 1º, foram feitos demarcação de lotes e plantio de culturas que serão apresentadas na feira agrotecnológica

Josiane Mendes PESQUISA 01/02/2023 19:04

Parceiros se reuniram em campo experimental para fazer demarcações e plantação de culturas (Fotos: Ceila Menezes/Dicom Unitins)


Texto de Ceila Menezes

 

Em ritmo acelerado de inovação, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Feira Agrotecnológica do Sudeste do Tocantins (AgroSudeste) lançam a Vitrine Tecnológica “Arena do Conhecimento”, para demonstração de resultados em tecnologias e produtos com potencial de aplicação comercial e industrial, como forma de visibilidade às tecnologias resultantes de pesquisas feitas na universidade, em parceria com o Ruraltins, Embrapa e Colégio Agropecuário de Almas, empresas privadas e Prefeitura de Almas. 

 

A novidade da AgroSudeste 2023 será apresentada no lançamento da 7° edição da Feira, em 28 de fevereiro na Câmara Municipal de Almas. 

 

Na tarde desta quarta-feira, 1º, a diretora de Pesquisas Agropecuárias da Unitins, Marjory Trajano, juntamente com o presidente da AgroSudeste, João Filho, coordenador de cursos técnicos do Colégio Agropecuário de Almas, professor Arialdo Castro, a diretora do Câmpus Dianópolis da Unitins, Ana Felícia Cavalcanti Pires, representantes do Ruraltins e alunos do curso técnico em agropecuária das cidades de Almas e Ponte Alta do Bom Jesus participaram da demarcação dos lotes e plantio das culturas que serão apresentadas ao público durante a realização da feira, que acontece entre 12 a 15 de abril, em Almas. 

 

Pesquisa

Uma das vantagens da Vitrine Tecnológica é potencializar e evidenciar a área de pesquisa da Unitins. “É muito importante essa presença da Unitins na AgroSudeste no sentido de mostrar os potenciais dos nossos alunos dentro da pesquisa. Serão montados vários campos experimentais com diversas culturas, arroz, gergelim, milho, milheto e soja. Para mostrar para o produtor também, além dos potenciais de cada cultura, o que temos de pesquisa na área, mostrar para os alunos dentro dos nossos cursos com o que eles podem trabalhar, destacando as culturas da região”, destacou Marjory.

 

Para o professor Arialdo Castro, do Colégio Agropecuário de Almas, a presença da Unitins na AgroSudeste fortalece ainda mais o compromisso da feira com o futuro da região. “Estamos trazendo eles (alunos) para a melhor sala de aula que a gente tem que é a prática. Para nós, é muito importante ter essa feira aqui, porque aproxima os alunos da visão geral do mundo agrotecnológico. Aqui, no colégio, a gente trabalha diariamente essa parte produtiva. E quando vem a feira, traz a Unitins, o Ruraltins, as empresas, eles conseguem ter uma visão geral de toda a cadeia do agronegócio. Essa parceria auxilia muito no processo de aprendizagem”, avaliou

 

Para o presidente da AgroSudeste, a parceria com a Unitins é a grande novidade da feira em 2023. “A parceria com a Unitins chega com toda força. Iniciamos as tratativas na edição de 2022, ficando certo de realizamos essa inovação, que são as Vitrines Tecnológicas, trazendo novidades para os nossos produtores da região Sudeste. São 22 municípios envolvidos. Neste ano teremos as caravanas para trazer os produtores e eles poderão ver de perto essas novas tecnologias que vamos implantar aqui, através da Unitins”, comemorou João Filho.

 

 

Trabalho na área da AgroSudeste na tarde desta quarta-feira, 1º


AgroSudeste 2023

A maior Feira Agrotecnológica do Sudeste do Tocantins – AgroSudeste acontece entre 12 e 15 de abril, na área rural do Colégio Agropecuário de Almas, com expectativa de atrair um público de dez mil pessoas durante os três dias do evento. A feira deve movimentar cerca de R$ 20 milhões em negócios.

 

 
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS