Semana Integrada 2023/1 discute ética em pesquisa com seres humanos e animais

Roda de conversa aconteceu na noite de quarta-feira, 25, de modo virtual

Carlos de Bayma EDUCAÇÃO 26/01/2023 01:13

 

Professoras Luzinete Moreira de Almeida e Evelynne Urzêdo Leão durante roda de conversa


A terceira noite da Semana Integrada 2023/1, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), trouxe para a programação, nessa quarta-feira, 25, a roda de conversa  “Ética em pesquisa com seres humanos e animais”. A programação que tem como tema “Resgate da Universidade como espaço para todos: universidade cidadã” teve início na última segunda-feira, 23, e vai até o dia 31 de janeiro.


Mediado pela diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora doutora Evelynne Urzêdo Leão, o encontro teve a participação da coordenadora de Formação Continuada, professora mestra Luzinete Moreira, do coordenador do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA), professor doutor Rubens Tomio Honda, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e também coordenador do curso de Serviço Social, professor mestre Giovanni Bezerra, da professora Lunalva Aurélio Pedroso Salles, do curso de Medicina do Câmpus Augustinópolis, e da graduanda em Serviço Social Eliana Ferreira Silva.


O coordenador do CEUA, professor Rubens Honda, falou sobre moral e ética fazendo a devida distinção, explicou que durante muitas décadas a ciência sempre esteve à frente da decisão de utilizar ou não determinados animais em experimentos, falou das leis que regulamentam o uso científico de animais e chamou a atenção para a reflexão acerca da real necessidade de determinados procedimentos. “Refletir se uma aula prática, por exemplo, realmente é necessária fazer para os meus alunos. Será que não posso evitar o sacrifício de um animal, ou de submeter o animal a uma situação de estresse, substituindo-o por uma maquete, programa de computador ou algo assim? São questões que devem ser levadas em consideração para se justificar o uso de animais em aula prática. Da mesma forma em pesquisa. A pesquisa que vou fazer justifica coletar esse animal, sacrificar, submeter esse animal a uma situação de estresse? Aí se percebe, muitas vezes, que não há necessidade”.


“Agora, quando não há meios de fazer essa substituição, é claro, submete ao CEUA, e o Comitê vai analisar se determinados cuidados estão sendo levados em consideração. Os cuidados são basicamente evitar sofrimento ou dor nesses animais. E quando isso também for impossível, ou seja ter que fazer um procedimento que vá causar dor no animal, que isso seja feito com o uso de anestésico. E, em determinadas situações,  extremamente específicas, onde o uso de anestésico pode influenciar na minha pesquisa, a pesquisa ainda pode ser feita, desde que muito bem justificada”, detalhou Honda. 


O professor Giovanni Bezerra ressaltou que “a participação do CEP na Semana Integrada vem enriquecer o trabalho já desenvolvido no âmbito da pesquisa. O resgate da universidade como espaço de todos e todas: Universidade Cidadã, que traz a discussão do compromisso e comprometimento da universidade para o desenvolvimento da sociedade, desenvolvimento do Estado e, especialmente, para a formação de profissionais. O CEP não poderia se ausentar deste debate, a pesquisa ocupa lugar central no desenvolvimento da ciência e na promoção dos direitos humanos”.


Para a mediadora do encontro, professora Evelynne Urzêdo, “a temática da ética na pesquisa, seja com o uso de animais ou seres humanos, é de grande relevância no contexto de expansão da Unitins como universidade cidadã. A Diretoria de Pesquisa, juntamente com os Comitês de Ética, busca sempre demonstrar à comunidade acadêmica as normativas e os procedimentos para desenvolvimento de pesquisas nos padrões éticos. A mesa redonda foi esclarecedora e demonstrou que os comitês e professores estão engajados na consolidação de uma cultura ética institucional, e desta forma esperamos poder ampliar o olhar sobre a relevância da ética nas pesquisas desenvolvidas na Unitins”. 


Os três primeiros dias de programação foram organizados pela Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI), e a Semana Integrada 2023/1 segue até 31 de janeiro, sob a organização da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A programação completa está disponível aqui. Para assistir a roda de conversa “Ética em pesquisa com seres humanos e animais”, é só acessar o Canal da Unitins no YouTube.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS