Unitins prepara Semana Integrada 2023/1 com o tema Universidade Cidadã

Evento acontecerá no formato on-line, com transmissão pelo canal da Unitins no YouTube e via Google Meet. Participam professores e técnicos administrativos da Unitins e convidados externos

Ruy Bucar EDUCAÇÃO 12/01/2023 10:29

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI), promoverá no período de 23 a 31 de janeiro a Semana Integrada 2023/1, com o tema “Resgate da universidade como espaço para todos: Universidade Cidadã". O evento, que tradicionalmente marca o início das atividades letivas, além da recepção aos docentes e técnicos-administrativos, contempla o planejamento do semestre nos colegiados dos cursos e debate sobre o papel da universidade como mola propulsora do desenvolvimento regional.

 

De acordo com os organizadores, a Semana Integrada tem como objetivo fortalecer o programa de Formação Continuada dos professores que compõem o corpo docente da Universidade, distribuídos nos seus vários câmpus. Nesta edição, o tema central será Universidade Cidadã, que compreende a universidade como um ambiente de formação de profissionais cidadãos, agentes de transformação social. O evento acontecerá no formato on-line, com transmissão pelo canal da Unitins no YouTube e via Google Meet.

 

A programação contará com palestras, mesas redondas, rodas de conversas e debate. A semana abordará, ainda, os seguintes temas: Neurodiversidade como parte da diversidade humana e o papel do professor; Ética em pesquisa com seres humanos e animais; Internacionalização; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Universidade; e também terá uma breve apresentação do Plano de ação para operacionalização das ações determinadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

 

A professora mestre Luzinete Moreira de Almeida, responsável pela Coordenadoria de Formação Continuada, ressalta a importância do debate interno que propiciou a escolha da temática desta edição da Semana Integrada. “O tema nasce espontaneamente e creditamos a isso o resultado das discussões acerca do papel da Unitins frente às demandas da sociedade, levantadas quando da elaboração do nosso PDI”, aponta.

 

A professora enfatiza que “comumente observamos que a relação que as universidades possuem com a comunidade ainda é bastante limitada, sendo, às vezes, restrita a atividades assistenciais e como campo de estágio das aulas teóricas. A Unitins possui um grande potencial de transformação social, que abrange a oferta de um ambiente de formação de profissionais cidadãos, como também fomenta atividades voltadas para melhorias da qualidade de vida da sociedade e para o desenvolvimento regional”, ressalta.

 

Para a doutora Arlenes Spada, diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional, “numa perspectiva de se reconhecer como uma Universidade Cidadã, discutir temas como a neurodiversidade, internacionalização, ética e ODS são relevantes e urgentes. Da mesma forma, a observância e o respeito à diversidade humana, o olhar atento às novas oportunidades quando avançamos para além das nossas fronteiras, observando e trocando informações e oportunizando novos conhecimentos, são necessários e pertinentes”. Ela explica que “todos esses movimentos eticamente trabalhados e dentro de um contexto que cumprirá o que preconiza nosso PDI, permitiu uma programação coerente com a evolução da nossa gestão.”

 

A vice-reitora da Untins, doutora Darlene Castro, destaca que a Semana Integrada já faz parte do calendário da Universidade e tem por objetivo maior fazer a integração dos docentes de todos os câmpus e cursos da Unitins. “Importante frisar também que, além das demandas pedagógicas e de rito comum, trazemos uma temática que possa agregar conhecimento e que está de acordo com os nossos valores institucionais, já expressos no nosso PDI”, ressalta.

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS