Acadêmicos de Ciências Contábeis e de Direito participam do Enade em Augustinópolis

As provas ocorreram no próprio prédio da Unitins, que também recebeu estudantes dos mesmos cursos de outras instituições da cidade

Ananda Portilho Bico do Papagaio 28/11/2022 11:14

Acadêmicos e professora de Ciências Contábeis do Câmpus Augustinópolis juntamente com representantes da reitoria e direção do câmpus (Fotos:Ananda Portilho/Dicom Unitins)


Mais de 80 acadêmicos dos últimos períodos dos cursos de Ciências Contábeis e Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, neste domingo, 27. A prova é um dos artifícios do Ministério da Educação para avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior no Brasil.

Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis do Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, as expectativas para o resultado são as melhores. “A Unitins traçou um plano de ação desde o início, fez o levantamento de alunos e cada setor tinha sua tomada de decisões e estavam todos alinhados. A universidade trabalhou em detalhes, não foi só na reta final antes da prova, mas é um trabalho que vem sendo feito desde sempre”, pontuou.

Acadêmicas do curso de Direito do Câmpus Augustinópolis na tenda organizada pela universidade 


Em Augustinópolis, as provas ocorreram no próprio prédio da Unitins, que também recebeu estudantes dos mesmos cursos de outras instituições da cidade. Os acadêmicos da Unitins foram recebidos e acolhidos por professores, coordenadores e direção do câmpus, assim como receberam lanche, água, bombons e canetas.

A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Leite Padilha, destacou a ação realizada para recepcionar e acolher os acadêmicos que participaram do exame. “A universidade preparou tudo com muito carinho para que nós pudéssemos recepcionar nossos alunos, para que eles fizessem uma boa prova e, consequentemente, conseguirem um resultado positivo no Enade”.

Os portões fecharam às 13 horas e a prova começou às 13h30, encerrando-se às 17h30. O acadêmico do último período de Ciências Contábeis do Câmpus Augustinópolis Paulo César Farias acredita que o resultado será positivo. “A prova foi muito boa com assuntos relevantes para a sociedade. A parte específica estava um pouco difícil, mas acredito que a turma, de modo geral, vai se sair bem”, avaliou.

Acadêmicos de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis na tenda de recepção de alunos montada pela universidade


Para a acadêmica Isabela Cardoso, do 10º período de Direito, o desempenho na prova aliado à boa estrutura ofertada pela universidade é garantia de um resultado positivo. “A prova foi tranquila e de fácil compreensão. Acredito que nossa nota vai subir, tanto pela capacidade da nossa turma, quanto pela estrutura que a Unitins oferta. Quero agradecer à nossa coordenação, na pessoa da professora Maira Regina, pelo incentivo e apoio durante essa preparação para a prova”, comentou.

A coordenadora do curso de Direito do Câmpus Augustinópolis, Sarah Coelho Lima, também lembrou que, além de se preocupar com o conteúdo da prova, a instituição teve um olhar humano para o aluno. “Intensificamos essa preparação no último semestre, não apenas em relação ao conteúdo do Enade, mas também trabalhamos o lado emocional desses acadêmicos, trabalhando o psicológico, a ansiedade. Eu acredito que eles estavam mais que preparados para realizar essa prova”, ressaltou a coordenadora.

Acadêmicos e professores de Direito/Câmpus Augustinópolis juntamente com representates da reitoria e direção do câmpus


A diretora de Ensino da Unitins, Jeany Castro, e a coordenadora de formação continuada, Luzinete Moreira de Almeida, acompanharam as provas no câmpus como representantes da reitoria. “Esse foi um comprometimento do nosso reitor, professor Augusto, da nossa vice-reitora, professora Darlene, e da nossa pró-reitora de Graduação, professora Alessandra. Eles fizeram questão de nos encaminhar para participar desse processo e fazer com que os alunos sentissem que a reitoria também esteve aqui no Câmpus Augustinópolis. Isso faz a diferença, porque somos Unitins”, explicou Jeany.

Os resultados das provas do Enade são somados às respostas do Questionário do Estudante, também preenchido pelos estudantes concluintes devidamente inscritos no exame. A análises desses documentos influencia para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Acadêmicos de Direito do Câmpus Augustinópolis na recepção aos alunos antes do exame

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS