291 acadêmicos da Unitins fazem prova do Enade neste domingo, 27

Neste ano, acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Serviço Social fazem o exame

ANDRÉIA FERNANDES DA SILVA Enade 25/11/2022 21:45

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 será realizado no próximo domingo, 27. A prova, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), terá duração de 4 horas com abertura dos portões a partir das 12h e fechamento às 13h, seguindo o horário de Brasília (DF). Os cursos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) avaliados nesta edição são: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Serviço Social, dos câmpus de Augustinópolis, Dianópolis e Palmas.

Em Augustinópolis, 99 estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Direito farão a prova. Em Dianópolis, 82 acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito foram convocados para fazerem o exame. Já em Palmas, o total de acadêmicos que farão o Enade é de 110 estudantes dos cursos de Direito e Serviço Social.

Os acadêmicos podem acessar informações a respeito de horário, local de aplicação da prova, atendimento especializado e tratamento pelo nome social no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema Enade, liberado após o preenchimento do Questionário do Estudante, disponível para ser respondido até às 23h59 deste sábado, 26 de novembro.

Prova

A prova é formada por 40 perguntas, dividida entre 10 questões de formação geral, com temas comuns para todos os cursos, e 30 sobre conhecimentos específicos de cada curso. Ao todo, serão cinco questões discursivas e 35 de múltipla escolha.

O que levar?

Para acessar a sala de prova, o estudante deve apresentar documento de identificação válido com foto. Também podem ser apresentados passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e carteira de trabalho e previdência social emitida após 27 de janeiro de 1997.

Pela primeira vez, serão aceitos três tipos de documentos digitais: e-Título, CNH Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.

O acadêmico deve levar também caneta de material transparente de cor preta.

O que não levar?

Antes de entrar na sala de aplicação, o participante deve guardar, no envelope porta-objetos, o telefone celular e quaisquer outros aparelhos eletrônicos desligados, além de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares), caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo e quaisquer materiais estranhos à realização da prova.

Também não é permitido ficar com fone de ouvido, transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova, conforme previsto no edital do exame. O envelope porta-objetos deve ser mantido, durante todo o período de prova, debaixo da carteira, lacrado e identificado.

Sessão Enade

Na noite de sexta-feira, 25 de novembro, a Unitins promoveu a “Sessão Enade”, transmissão ao vivo organizada pela Pró-reitoria de Graduação e Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional.

A live teve o objetivo de motivar ainda mais os estudantes que farão a prova no domingo e contou a participação ao vivo do reitor da Unitins, Augusto Rezende, da pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita e participação gravada dos coordenadores e professores dos cursos que serão avaliados.

Reitor Augusto Rezende e pró-reitora de Graduação Alessandra Ruita durante Sessão Enade

Durante a Sessão Enade, os acadêmicos acompanharam também a palestra “Auto olhar como motivação no processo de crescimento e desenvolvimento intelectual e profissional’ ministrada pelo psicólogo Lenicio Nascimento, em que ouviram sobre avaliação pessoal e avaliação para quebrar paradigmas.

Psicólogo Lenicio Nascimento durante palestra na Sessão Enade

Acadêmicos do Câmpus Palmas acompanharam a Sessão Enade reunidos no Câmpus (Foto: Arquivo Pessoal)

Acadêmicos do Câmpus Augustinópolis também acompanharam a live reunidos (Foto: Arquivo Pessoal)