Acadêmicos da Unitins promovem imunização de crianças em creche de Augustinópolis

A atividade foi desenvolvida por estudantes do 4º período de Enfermagem após levantamento de vacinas atrasadas entre crianças de instituição de ensino

Ananda Portilho Câmpus Augustinópolis 24/11/2022 13:26

Acadêmicos da Unitins juntamente com a professora Lilian Natália, a diretora da creche e a enfermeira que aplicou as doses (Fotos: Ananda Portilho/Dicom Unitins)


Acadêmicos de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, promoveram uma ação de imunização de crianças entre 0 e 5 anos de idade na manhã desta quinta-feira, 24. A atividade foi desenvolvida na Creche Municipal Maria Cayres, em Augustinópolis. A ação alcançou cerca de 20 crianças que estavam com a Carteira de Vacinação incompleta.

A iniciativa está relacionada à disciplina de Saúde Ambiental, ministrada pela professora Lilian Natália Lima. A escolha do tema foi feita pelos próprios acadêmicos após uma análise prévia do cenário da vacinação de crianças na cidade de Augustinópolis, como explica a estudante Amanda Gonçalves. “Desde o começo do ano, ouvimos que o índice de imunização entre crianças está baixo, então resolvemos trabalhar essa temática. Fizemos o mapeamento das carteiras de vacina das crianças da creche e percebemos que muitas estavam com o documento desatualizado. Em posse dessas informações, organizamos essa ação para atualizar as vacinas obrigatória”, relatou a acadêmica.

E completou: “Em um dos casos que vimos aqui, uma criança de quatro anos de idade ainda estava sem tomar vacinas que deveriam ter sido administradas nos primeiros meses de vida. Isso chamou a nossa atenção”.

Acadêmicos auxiliaram na verificação e preenchimento das carteiras de vacina 


A imunização das crianças foi feita com o consentimento dos pais e responsáveis, que compareceram para auxiliar no processo. A diretora da creche, Rozélia Borges, agradeceu a realização da atividade e classificou a iniciativa como útil e importante. “Assim que eles [acadêmicos] me procuraram eu já aceitei, porque acho importante que essas crianças estejam em dias com as vacinas. O número de crianças imunizadas hoje me surpreendeu por causa da adesão. Nós sabíamos que muitas estavam com a vacinação incompleta e ficamos felizes de saber que elas foram alcançadas”, comentou.

Os acadêmicos atuaram no atendimento dos pais, verificação e preenchimento das carteiras de vacina. A aplicação das doses foi feita por uma enfermeira disponibilizada pela Prefeitura de Augustinópolis. Foram aplicadas as vacinas contra Febre Amarela, Hepatite A, Varicela, DTP e VOP.

Aplicação de doses foi feita por uma enfermeira do município de Augustinópolis 

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS