Acadêmicos de Direito da Unitins visitam órgãos do Judiciário em Palmas

Os estudantes foram recebidos na OAB, no Tribunal de Justiça e no Tribunal de Contas do Estado

Ruy Bucar NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA 22/11/2022 12:12

Estudantes sendo recebidos no Tribunal de Justiça pelas desembargadoras Ângela Prudente e Ângela Haonat (Fotos: Divulgação).

Acadêmicos do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Palmas, realizaram no último dia 11, visitação a órgãos do Judiciário, em Palmas.  A visita teve o acompanhamento da professora Verônica Silva do Prado Disconzi, supervisora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), no âmbito da disciplina de Estágio Jurídico Civil. Participaram da atividade estagiários do 7º e 9º períodos.

A professora Verônica Silva destaca que a programação teve como objetivo inserir os acadêmicos nos meios jurídicos os quais independentemente de suas opções profissionais, possivelmente terão que conviver com frequência. “A ideia primordial em levar os estagiários do NPJ para visitação aos órgãos do Judiciário está atrelada à percepção quanto a importância para o acadêmico sentir-se inserido às diversas áreas do mundo jurídico, pois com isso, além de agregar conhecimento, acaba aguçando inclusive quais das áreas jurídicas despertará seu interesse em seguir como profissional”, observa a professora.

Programação

Na OAB, os acadêmicos foram recebidos pela secretária Jandra de Paula, que fez uma exposição sobre as ações desenvolvidas pela entidade

A programação teve início com a visita ao prédio da Seccional do Tocantins, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde a secretária-geral, Jandra de Paula, apresentou a estrutura e fez uma exposição das ações praticadas pela entidade e ainda falou sobre os benefícios aos advogados e estagiários inscritos na Ordem. Em seguida, a comitiva se dirigiu ao Tribunal de Justiça (TJ), local onde pode conhecer toda a estrutura jurídica, administrativa e histórica, além de serem contemplados com uma palestra sobre precatórios. A recepção ficou por conta das desembargadoras Ângela Prudente e Ângela Haonat, que instigaram os estagiários a perseverar em seus objetivos, para alcançar o status profissional que sonham.

Acadêmicos foram recebidos no TCE pelo presidente da Corte, conselheiro Napoleão de Souza Sobrinho

Os estudantes ainda visitaram a sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde foram recebidos pelo conselheiro Napoleão de Souza Sobrinho, presidente da Corte. Napoleão fez uma apresentação da estrutura física e histórica do órgão, focando sobre a importância da sociedade a desempenhar o papel de fiscalizador das ações públicas, para corroborar com a execução das funções daquele Tribunal.

“É de extrema importância que os alunos do curso de Direito conheçam o funcionamento dos órgãos do Judiciário, principalmente os que pretendem enveredar pela carreira de advogado ou mesmo de juiz de Direito. Me senti muito feliz por ter tido a oportunidade de me aproximar mais do que estudei em teoria”, avalia a estudante Fernanda Lemos, estagiária do NPJ, ao fazer um balanço da visita. Fernanda destaca ainda que a atividade estimulou uma reflexão sobre o papel que cabe aos órgãos do Judiciário na promoção de direitos daqueles grupos socialmente vulneráveis.

A professora Verônica Silva faz uma avaliação altamente positiva. De acordo com ela, verificou-se que a presente ação estimulou ainda mais os acadêmicos a executar suas ações práticas perante o NPJ, já que retornaram entusiasmados com as palestras recebidas em cada um dos órgãos. “Os estagiários adquiriram conhecimento histórico, administrativo e jurídico, como também viram quanto ao acesso fácil e agregador de cada um desses departamentos jurídicos”, conta, enfatizando que “assim, obtivemos um resultado positivo aos alunos que retornaram ansiosos com o estágio; à sociedade que recebe esse atendimento social; bem como à Universidade, que formará profissionais ainda mais apaixonados pelo segmento escolhido”.