Unitins estabelece parceria com o teste de proficiência EnglishScore desenvolvido pelo Conselho Britânico

O acordo beneficia tanto a comunidade interna quanto a comunidade externa da Unitins

Carlos de Bayma Internacionalização 16/11/2022 17:56

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) firmou acordo de colaboração com o British Council EnglishScore com o propósito de fornecer teste de proficiência em Língua Inglesa para a comunidade interna e externa. O acordo foi estabelecido por meio da Diretoria de Assuntos Internacionais (Drint), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), e do Centro de Idiomas (CI).

O EnglishScore é um teste de proficiência de Língua Inglesa reconhecido mundialmente e desenvolvido pelo Conselho Britânico. Ele é aplicado de forma fácil e remota por meio de um aplicativo instalado em celulares. O acordo instituído visa contribuir para a proficiência em Língua Inglesa da comunidade acadêmica da Unitins e também da comunidade externa, além de possibilitar a oferta de um teste de proficiência mais acessível e de qualidade para a comunidade tocantinense. A Unitins será a primeira universidade do Tocantins a oferecer este teste como instituição parceira do EnglishScore.

A diretora de Relações Internacionais da Unitins, Patrícia de Aquino, explica que “é uma parceria inovadora, e muito importante para a atuação da internacionalização e do trabalho da Unitins com idiomas aqui na região Norte. Seremos a única instituição que está parceira e conveniada com este exame de proficiência no estado. É um exame feito de forma remota, via celular, tem um custo baixo, tem um foco de inglês profissional e leva toda credibilidade do Conselho Britânico”.

“É um exame excelente, que atende muito ao perfil do nosso público e a Unitins espera conseguir ajudar muito a nossa comunidade acadêmica e a comunidade tocantinense em conseguir uma boa certificação de língua Inglesa para os mais variados fins, e pode ser aceito em qualquer instituição que não exija exames específicos de língua inglesa. Então, se as instituições não especificarem que querem outro exame, este será aceito”, destacou Patrícia.

O teste será oferecido por meio de seleções que serão lançadas em editais diversos. Para este ano, há previsão de lançamento de edital para professores da Unitins realizarem o teste e obterem certificação de forma gratuita. Haverá também um primeiro webinário sobre este teste de proficiência ainda neste mês de novembro para a comunidade docente da Unitins.