Vice-reitora e pró-reitora de Graduação representam a Unitins em evento internacional de Educação Onlife

Evento acontece em São Luís (MA) e debate o ensinar e o aprender no contexto de uma educação sustentável

Josiane Mendes Gestão 07/10/2022 14:59

Pró-reitora Alessandra e a vice-reitora Darlene em abertura de encontro internacional de educação (Fotos: Arquivo Pessoal)

A vice-reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Darlene Teixeira Castro, e a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, participam até este sábado, 8, da programação do III Encontro da Rede Internacional de Educação OnLIFE - RIEOnLIFE, em São Luís (MA). O encontro é promovido pela Rede Internacional de Educação OnLIFE, por meio do Núcleo de Tecnologias para a Educação – UEMAnet, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Grupo de Pesquisa Educação Digital GPe-dU da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e teve início na noite da última quinta-feira, 6.

O evento tem como tema “O Habitar do Ensinar e do Aprender OnLIFE no contexto de uma Educação Sustentável”, e tem como proposta repensar os processos de ensinar e aprender, no contexto da Educação Sustentável, no sentido de estabelecer uma postura crítica diante da evolução pela qual o mundo passa, considerando o agir de maneira responsável.

“A participação no evento possibilita a reflexão das nossas práticas para o ensino, a pesquisa e a extensão, com foco no aluno e seus contextos cada vez mais contemporâneos”, explica a vice-reitora Darlene.

Para a pró-reitora Alessandra, “a participação nesse evento propicia um leque de oportunidades para compreensão das práticas de redes onlife e a importância delas para conectar as formas de aprendizado na educação no âmbito da graduação e pós-graduação. E ainda discutir as vivências das universidades estaduais com o uso da  tecnologia para alargar a forma de inclusão das pessoas no cenário do ensino superior”.

Abruem

Membros da Câmara de EAD/UAB e Tecnologias Educacionais durante reunião

Ainda em São Luís, na última quinta-feira, 6, a vice-reitora e a pró-reitora participaram de reunião ordinária da Câmara EAD/UAB e Tecnologias Educacionais da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Na pauta da reunião estavam planejamento para 2023; redefinição de procedimentos do Programa de Mobilidade Virtual Acadêmica; e definição de layout da página da Câmara de EAD.

“Poder representar a Unitins na Câmara de EAD/UAB e Tecnologias Educacionais da Abruem é de extrema importância, pois abre espaço para troca de experiências e socialização de conhecimento com as universidades estaduais de todo o País”, arrematou Darlene.