Palestra sobre valorização da vida encerra programação da Campanha Setembro Amarelo

Programação abordou combate e prevenção ao suicídio junto à comunidade acadêmica

Josiane Mendes CÂMPUS PALMAS 28/09/2022 14:47

Palestra com voluntários do Projeto Help encerrou programação do Setembro Amarelo (Fotos: Josiane Mendes/Dicom Unitins)

O Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) do Câmpus Palmas, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizou nesta terça-feira, 27, o encerramento da programação alusiva à Campanha Setembro Amarelo, pela valorização da vida e prevenção ao suicídio. A programação teve parceria com o Projeto Help e aconteceu pela manhã e à noite, no câmpus, e contou com a presença dos acadêmicos, docentes e servidores técnico-administrativos.

O autônomo Weverton Joaquim da Silva e a estudante Vitória Eduarda Macedo palestraram a partir de suas histórias de superação. “As pessoas não devem ter vergonha de pedir ajuda, porque isso não é sinônimo de fraqueza, pelo contrário. Quem está ao lado também pode prestar mais atenção para ajudar. Ficar atento às mensagens subliminares”, enfatizou Vitória, que teve pensamentos suicidas ainda na adolescência e conseguiu ajuda através do Projeto Help e agora trabalha como voluntária.

Weverton enfatiza que a pandemia em virtude do coronavírus potencializou os problemas relacionados à saúde mental, e lembra que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no planeta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A responsável técnica pelo Nape do Câmpus Palmas, a psicóloga Márcia Helena Padilha, agradeceu à parceria com o Projeto Help e colocou o Nape à disposição da comunidade acadêmica. “A Unitins se importa com cada um de vocês”, destacou.

O Projeto Help, que conta com mais cinco mil voluntários, existe desde 2017 ofertando apoio gratuito a quem precisa, com foco no combate e prevenção ao suicídio.