III Jornada de Contabilidade discute metaverso com acadêmicos da Unitins e convidados

O evento ocorreu nos dias 22 e 23 de setembro, na Unitins, Câmpus Augustinópolis, em comemoração ao Dia do Contador

Ananda Portilho Câmpus Augustinópolis 26/09/2022 16:28

Palestra "Metaverso versus Contabilidade" ministrada por Lidiane Dos Santos Silva (Fotos: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

A III Jornada de Contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, discutiu os aspectos contábeis do Metaverso durante a palestra de encerramento “Metaverso versus Contabilidade”, ministrada pela presidente da Academia Tocantinense de Ciências Contábeis, Lidiane dos Santos Silva. A programação foi alusiva ao Dia do Contador, comemorado no dia 22 de setembro.

“O papel da universidade é trazer o que há de mais moderno no campo do conhecimento, então falar sobre metaverso é falar sobre o presente, não é sobre o futuro, isso porque empresas e organizações já estão vivenciando essa realidade. As empresas podem ser físicas, podem ser on-lines e podem existir no metaverso, entretanto as operações contábeis ocorrem da mesma forma. O contador e as demais pessoas que estão na operação desses negócios têm que se preocupar agora com essas operações, pois elas têm que ser registradas e tributadas. Falar sobre isso com esses futuros contadores é até mais importante do que para os professores”, comentou Lidiane.

Além da palestra de encerramento, os acadêmicos e demais inscritos participaram na quinta-feira, 22, de oficinas e minicursos que abordaram diversos campos da contabilidade como as criptomoedas, contabilidade rural, ideias de negócio e contratos de trabalho e rotinas trabalhistas.

Oficina sobre criptomoedas realizada no dia 22 de setembro durante a III Jornada de Contabildade

Para o acadêmico Arthur Guimarães, o evento foi muito bom. “A jornada foi muito interessante. Retratou vários aspectos em relação à contabilidade. No minicurso que eu participei sobre contabilidade rural, englobou vários aspectos interessantes que eu nunca tinha imaginado. Já a palestra de encerramento onde foi abordado o metaverso também foi muito interessante, pois retratou muito bem o dia a dia dos contadores que lidam com essa inovação e deixou claro como o a tecnologia tem tomado de conta do campo da contabilidade”, pontuou o estudante.

A coordenador do curso de Ciências Contábeis, Ana Paula Monteiro, comemorou a realização de mais um evento de sucesso. “Estamos muito contentes com o resultado da III Jornada de Contabilidade. Foi um espaço de aprendizado e inovação. Quero agradecer a cada um dos nossos convidados que esteve presente, aos professores e aos acadêmicos que fizeram deste mais um evento de sucesso”.

Participantes da III Jornada da Contabilidade durante o encerramento da programação