Projeto do curso de Medicina da Unitins estimula autocuidado e atividades físicas entre idosos de Augustinópolis

O projeto “Medicina Esportiva e Saúde” começou quinta-feira, 22, com a participação do grupo “Idosos em Movimento” da Unidade de Saúde da Família IV

Ananda Portilho Extensão 26/09/2022 16:21

Grupo "Idosos em Movimento" na chegada à Unitins/Câmpus Augustinópolis (Fotos: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

O curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, deu início ao projeto “Medicina Esportiva e Saúde” na última quinta-feira, 22, com a realização das primeiras atividades com um grupo de 27 idosos que fazem parte da iniciativa “Idosos em Movimento”, ligado à Unidade de Saúde da Família IV, de Augustinópolis.

A iniciativa universitária é um projeto de extensão que tem como objetivo estimular a prática do esporte e promoção de saúde na terceira idade, consequentemente, atuando para o autocuidado por parte dos idosos assistidos. O grupo passou por triagem com aferição da pressão arterial, além de assistir palestras sobre os riscos das quedas, alimentação saudável e prática de exercícios físicos. Para compreender melhor como evitar possíveis quedas, os idosos participaram de uma dinâmica e puderam compartilhar seus relatos e experiências.

Seu Cícero participa da dinâmica sobre os riscos de quedas para idosos

Para a aposentada Orsina de Fátima Santos Rocha, de 64 anos, integrante do “Idosos em Movimento”, a ação foi proveitosa. “Foi uma ótima experiência, principalmente, porque atrás de um idoso costuma ter uma família inteira. E o que a gente aprendeu através dos alunos de Medicina foi muito importante para o nosso dia a dia, além dos cuidados físicos que precisamos ter para evitar quedas, também ficamos informados sobre alimentação saudável e até algumas doenças que a gente pode ter por falta dessa alimentação. Pretendo continuar vindo nas próximas ações”, contou.

O seu Cícero Moura, de 71 anos, também participou ativamente da programação e aprovou as atividades. “Eu gostei da presença dessa turma de futuros médicos, gostei do atendimento e aprendi que a gente tem que ter muito cuidado para evitar as quedas, porque gente velha sempre acaba caindo. Quero vir nas próximas, se Deus quiser”, comentou o aposentado.

O projeto Medicina Esportiva e Saúde está sendo coordenado pela professora Beatriz Roriz juntamente com dez acadêmicos de Medicina da Unitins, que foram selecionados. A proposta é promover encontros quinzenais sobre assuntos diversos com vários profissionais como médico, nutricionista, fisioterapeuta, profissional de educação física e aplicadores de práticas integrativas. A iniciativa também conta com a colaboração do curso de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis.

Os idosos passaram pela triagem com aferição de pressão realizada pelos acadêmicos e supervisionada pelos professores

“Essa foi uma primeira ação muito proveitosa. Os idosos vieram e participaram. Nós concluímos todas as ações com sucesso nesse primeiro encontro. Nas próximas oportunidades teremos mais palestras, ações e dinâmicas sempre voltadas para as questões de atividades físicas e bem-estar na terceira idade. Acredito que os próximos encontros serão tão proveitosos ou mais do que esse”, comemorou a professora coordenadora do projeto, Beatriz Roriz.

Para os acadêmicos, essa foi mais uma oportunidade de compartilhar conhecimento. “É muito importante que a gente consiga participar de uma ação para disseminar informações e fazer o bem para as pessoas. É muito gratificante. O intuito é deixar os idosos à vontade, fazer com que eles brinquem, entendam e aprendam o conteúdo para que consigam ter uma saúde mais prolongada”, comentou a acadêmica Gabriela Moreira da Silva, do 2º período de Medicina .

Inicialmente, as atividades serão realizadas somente com o grupo “Idosos em Movimento”, mas é possível que ao finalizar a primeira parte do projeto outras pessoas também sejam alcançadas com a iniciativa.

Os idosos também participaram de um tour pela Unitins, Câmpus Augustinópolis