Aula inaugural do projeto TO Graduado aconteceu nesta quarta-feira, 21, em 12 cidades do Estado

A Aula Magna foi ministrada, simultaneamente, por representantes da Reitoria em cada cidade

FRANCISCA LAYLLA PEREIRA DE SOUSA LIMA TO Graduado 23/09/2022 12:46

Vice-reitora Darlene Teixeira Castro durante a Aula Magna do TO Graduado, em Palmas (Foto: Francisca Laylla/Dicom Unitins)

As aulas do Projeto de Interiorização Universitária (TO Graduado), executado pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) iniciaram nesta quarta-feira, 21 de setembro. A Aula Magna aconteceu simultaneamente nas 12 cidades atendidas pelo projeto e foram ministradas por representantes da Reitoria.

Os três cursos ofertados pelo Projeto atualmente são: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Tecnologia em Gestão Pública, distribuídos nas cidades de Araguaçu, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins e Sítio Novo.

A vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro, que conduziu a Aula Magna da Unidade de Palmas, destacou a importância da iniciativa para a população tocantinense. “O Projeto TO Graduado está viabilizando o ensino superior tecnológico em 11 cidades do Estado, além de Palmas, isso significa que a Unitins está presente agora em todas as regiões levando ensino de qualidade e abrindo oportunidade para que as pessoas dessas cidades cresçam profissionalmente e consigam melhorar de vida”, pontuou a vice-reitora.

Calouros dos cursos tecnólogos em Gestão Pública e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Colinas (Foto: Lourranny Parente/Dicom Unitins)

Carlos Antônio da Silva Júnior, de 38 anos, foi um dos aprovados no curso de Tecnologia em Gestão Pública, na cidade de Sítio Novo, e relatou o que a ida do TO Graduado significa para ele. “Nós ficamos muito felizes com o curso porque é uma oportunidade única. Como eu já terminei o Ensino Médio há bastante tempo, essa é a oportunidade que eu tenho de me formar, trabalhar e isso é muito bom para nossa sociedade”.

Já a acadêmica Marleide da Silva Oliveira Marques, da unidade de Colinas, declarou que a aula inaugural foi excelente. “Foi desenvolvida com bastante propriedade, esclareceu e detalhou sobre cada curso ofertado, deu pra gente entender as oportunidades no mercado de trabalho. Eu gostei muito, foi um sucesso já no primeiro dia”, manifestou Marleide.

Mas, não são somente os alunos que estão animados, os servidores que irão atuar no projeto também demonstraram entusiasmo. É o caso de Sandra Borges, que ocupa o cargo de Gerente da unidade de Palmas do TO Graduado. “Está sendo uma experiência desafiadora por ser um projeto novo, a cada dia espero me superar para poder oferecer o meu melhor e, dessa forma, contribuir com os alunos e com todos os colegas de trabalho”, afirmou a servidora.

Para a diretora de Educação Tecnológica da Unitins, Kátia Gomes, "a aula magna dos cursos do TO Graduado em todas as cidades foi um sucesso. Nos supreendeu o envolvimento dos alunos, dos profissionais de educação e da comunidade em geral. Fui impactada com a alegria com que os alunos receberam a Unitins. Realmente, naquele momento, pude perceber a importância desse projeto para as cidades tocantinenses. É uma oportunidade única de acesso ao ensino superior, que mudará os rumos da história dos alunos, de suas famílias e da sociedade local, declarou.

Durante a Aula Magna, os acadêmicos puderam conhecer o calendário acadêmico, a estrutura da Universidade e as principais orientações e informações importantes para o curso em que foram aprovados.

Aula inaugural na unidade de Sítio Novo, no Bico do Papagaio (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)