Estudantes de Direito da Unitins fazem visita ao Tribunal de Justiça do Tocantins

Acadêmicos conheceram de perto a rotina do Poder Judiciário tocantinense

Ruy Bucar CÂMPUS PARAÍSO 22/09/2022 12:56

Acadêmicos sendo recebidos pelo desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, em seu gabinete (Fotos: Divulgação).

Estudantes do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Paraiso do Tocantins, visitaram nesta terça-feira, 20, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Ao todo, 45 alunos do 2º e 4º períodos conheceram de perto a rotina da sede do Poder Judiciário tocantinense e tiveram a oportunidade inclusive de assistir a uma sessão da 2ª Câmara Criminal. A visita foi coordenada pela professora Nathalia Canhedo.

Os estudantes visitaram, entre outros pontos do prédio, a exposição de móveis antigos, no hall de entrada do Tribunal; o Espelho D’água, com suas pinturas históricas; as galerias dos ex-presidentes e desembargadores. No auditório, tiveram a oportunidade de assistir uma apresentação sobre o funcionamento do Tribunal. Depois, foram recebidos pelo vice-presidente do TJTO, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, em seu gabinete. O desembargador fez questão de responder todas as indagações feitas pelos estudantes.

A professora Nathalia Canhedo explica que a vista teve como finalidade proporcionar aos acadêmicos conhecer o Poder Judiciário tocantinense, sua estrutura física e seu modo de funcionamento. A professora relata que os alunos puderam ainda participar de uma sessão de julgamento da Câmara Criminal, com sustentação oral e, assim, compreender na prática um rito processual, bem como a relevância do advogado ao realizar uma sustentação oral com o domínio da temática e do processo.

“O intuito da visita foi de despertar nos acadêmicos o interesse pelo saber jurídico e a necessidade de estagiar logo no início da graduação para que tenham contato com o processo e, aprendam as disciplinas estudadas em sala de aula também na prática forense”, ressalta.