Acadêmicos da Unitins são orientados sobre fatores de risco para depressão e suicídio durante o Setembro Amarelo

A ação foi desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (NAPE) do Câmpus Augustinópolis na última quinta-feira, 15

Ananda Portilho Acolhimento 19/09/2022 17:34

Equipe do Nape durante visitas nas salas de aula no Câmpus Augustinópolis (Fotos: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

Os acadêmicos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, participaram de uma ação de orientação e alerta sobre fatores de riscos para depressão e suicídio motivada pela campanha Setembro Amarelo. O Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) recepcionou os alunos com panfletos informativos, laços amarelos e frases motivacionais na última quinta-feira, 15, na unidade de ensino, em Augustinópolis.

Além da abordagem inicial, o Nape também esteve em todas as salas de aula abordando de forma prática e objetiva os fatores de riscos para depressão e suicídio, temáticas que ficam em evidência durante o mês de setembro, que é utilizado como período de conscientização sobre saúde mental com foco na prevenção do suicídio. Os acadêmicos também puderam ter acesso aos atendimentos ofertados gratuitamente pela Unitins, por meio do núcleo que atua com apoio psicológico, pedagógico e social para alunos e servidores da universidade.

A ação começou com a entrega de um planfleto informativo, um laço amarelo e uma frase motivacional

“Decidimos passar de sala em sala porque o nosso objetivo era fazer com que a informação chegasse realmente a cada um deles [acadêmicos e servidores], de modo que com uma quantidade reduzida de pessoas eles estariam mais abertos para ouvir e participar. Acreditamos que o saldo dessa ação foi positivo, pois conseguimos ver nos rostos de cada um que eles realmente estavam entendendo o que estava sendo dito. Além disso, reforçamos os atendimentos feitos pelo núcleo, pois alguns acadêmicos ainda não o conheciam”, explicou a psicóloga do Nape/Câmpus Augustinópolis, Ariane Carvalho.

Para o acadêmico de Direito Tiago Marques, que participou da ação, o momento foi muito importante. “Estão todos de parabéns, porque falar sobre um assunto tão delicado, que é falar sobre vida, sobre prevenção ao suicídio é, sem dúvidas, uma iniciativa muito valiosa. E nos deixa esse sentimento de empatia pelo próximo, que nós devemos preservar. E ainda reforça que nós podemos contar com a ajuda de profissionais, aqui na instituição com o Nape, e não se sentir só. Realmente, essa foi a mensagem que ficou”, ponderou o estudante.

O professor Tiago Alencar Cruz destacou a relevância da existência do núcleo e pontuou o Setembro Amarelo como um período importante para fortalecer as ações e divulgar os atendimentos do Nape. “A universidade se propõe a conceder uma formação integral ao aluno e de atende-lo em sua integralidade como pessoa, dessa forma, a Unitins sai na frente em oferecer esse tipo de atendimento [fornecido pelo Nape], diferencia-se de outras instituições e serve, inclusive, de exemplo para que o serviço seja adorado em outras universidades e ambientes de trabalho. É sempre importante ter um local seguro e um espaço onde a gente possa se expressar sobre questões que vão além de ser somente um estudante ou servidor”, assinalou o docente.

NAPE

O Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) do Câmpus Augustinópolis funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 22h, contando com a atuação de cinco profissionais, sendo uma assistente social, dois psicólogos e duas pedagogas. Os atendimentos são feitos individualmente ou em grupo e são destinados exclusivamente para acadêmicos, professores e servidores da Unitins.

Mais informações e agendamentos podem ser realizados por meio do telefone (63) 3454-1811 para ligações e mensagens no WhatsApp e/ou pelo e-mail nape.augustinopolis@unitins.br

Acadêmicos sendo recepcionados pela equipe do Nape e servidores da Unitins