Jiuni 2022 é marcado por competição acirrada e integração entre atletas

A etapa estadual ocorreu durante o feriado prolongado nos dias 8, 9 e 10 de setembro, em Paraíso do Tocantins. O Câmpus Augustinópolis venceu a disputa geral e levou o troféu para casa

Ananda Portilho Esporte 13/09/2022 17:05

A etapa estadual dos Jogos Internos (Jiuni) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em 2022, mobilizou mais de 400 pessoas entre atletas, organização e equipe de apoio nos dias 8, 9 e 10 de setembro em Paraíso do Tocantins. Com dez modalidades em disputa, os atletas dos cinco câmpus da Unitins participaram de uma competição acirrada e foram em busca do bom resultado.

 

No quadro geral, quem levou a melhor foi o Câmpus Augustinópolis, que subiu ao pódio dez vezes. Em segundo lugar, ficou o Câmpus Palmas, com nove premiações; seguido do Câmpus Dianópolis, com sete; do anfitrião, Câmpus Paraíso, com quatro; e Câmpus Araguatins, que conquistou o primeiro lugar na disputa de sinuca.

 

Delegação de Augustinópolis durante a edição 2022 do Jiuni (Fotos: Lourranny Parente/Dicom Unitins)


 

Os jogos começaram ainda na tarde da quinta-feira, 8, mas a abertura oficial que contou com a presença do reitor da Unitins, Augusto Rezende, foi realizada à noite. Na oportunidade, o gestor comemorou a realização do Jiuni 2022, o primeiro após a pandemia da Covid-19. “Esse é um Jiuni que envolveu muita expectativa, muito planejamento e que marca essa retomada. A gente conseguiu trazer todos esses atletas para Paraíso, que é um câmpus novo, é uma marca da nossa gestão. Então, temos certeza que esse Jiuni já é um grande sucesso”, comentou.

 

Para fazer o transporte, receber as delegações dos cinco câmpus e comportar todos os jogos, a Unitins contou com a colaboração de outras instituições como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e o Corpo de Bombeiros do Tocantins. Além do espaço do Câmpus Paraíso, também foram utilizadas mais duas escolas da rede estadual e uma arena local.

 

Equipe de arbitragem do futsal com a diretora de Assuntos Estudantis e Esportes, Ana Márcia Gurski 


 

“Eles estão hospedados em uma escola próximo ao câmpus e nossos ônibus estão dando todo o suporte para que eles sejam transportados, juntamente com a Diretoria de Assuntos Estudantis e Esportes que está trabalhando arduamente, todos os dias, para a realização desse evento”, explicou a diretora de Assuntos Estudantis e Esportes, Ana Márcia Gurski.

 

A abertura oficial do Jiuni 2022 ocorreu no Câmpus Paraíso da Unitins. Tradicionalmente foi feito o juramento do atleta e o acendimento da pira, que faz referência à chama esportiva e evoca o aspecto ético dos esportes. O secretário-geral do Diretório Central dos Estudantes da Unitins (DCE-Unitins), Paulo Ricardo Melotto, comemorou em nome dos atletas o retorno da competição que proporciona integração entre os acadêmicos de todos os câmpus.

 

“Eu estava morrendo de saudades. O Jiuni é um evento que a gente consegue se integrar e conhecer as pessoas de outros câmpus, a gente consegue se divertir juntos e a gente consegue se compreender. Hoje, a Unitins passa por um processo de transformação e de conhecimento e a gente precisa muito que exista essa integração entre todos os estudantes, pois todo mundo está lutando pelo mesmo objetivo”, pontou Melotto.

 

Parte da delegação de Palmas na torcida durante partida do vôlei de areia 


 

A diretora do Câmpus Paraíso, Kênia Paulino de Queiroz, ressaltou o prazer de ser o câmpus anfitrião justo nesse retorno do Jiuni. “Esse evento foi preparado com muito carinho, com muita dedicação e nós estamos extremamente honrados em receber um evento desse porte aqui no nosso câmpus, aqui no nosso município de Paraíso do Tocantins e também nessa região do Vale do Araguaia. É prazeroso ver todos os câmpus da Unitins presentes com seus diretores e suas equipes muito animadas e muito bem organizadas”, comemorou Kênia.

 

Parte da delegação de Paraíso durante partida de futsal no Câmpus Paraíso 


 

Competição acirrada

Todos os jogos foram marcados pela disputa acirrada entre os atletas, que lutaram ponto a ponto na esperança de levar o título estadual. O show aconteceu dentro e fora dos espaços de competição com a participação das torcidas das delegações que não deixaram a desejar e impulsionaram seus atletas.

 

Parte da torcida do Câmpus Paraíso juntamente com atletas e com a diretora Kênia Paulino


 

Para o atleta de Augustinópolis João Victor Galdino, campeão estadual com o time de handebol masculino, a experiência foi marcante. “A gente só tem a agradecer à reitoria da Unitins e à direção do câmpus [Augustinópolis]. Foi um evento muito importante para nossa integração e só temos a parabenizar a todos pela organização e apoio aos atletas. Augustinópolis como sempre se provando como melhor câmpus do Estado e conseguindo o prêmio de campeão geral do Jiuni. Estamos muito felizes com essa conquista”, comemorou o atleta.

 

A atleta Isabella Morais, do Câmpus Palmas, campeã estadual no vôlei de quadra feminino, também comemorou a realização dos jogos e pontuou a importância do incentivo ao esporte. “Primeiro, eu quero agradecer a oportunidade de viver novamente o Jiuni, que é o evento mais esperado por nós, acadêmicos. E nós viemos de uma pandemia, onde todos nós estávamos sedentos por essa integração, por esse contato humano, e o Jiuni fez a gente se unir mais, ter essa integração e foi uma experiência incrível”.

 

Quem também subiu ao pódio foi o time de vôlei masculino de Dianópolis, que conquistou a terceira colocação. Para o atleta Suéder Figueiredo, o Jiuni também foi “incrível”. “Já tinha um tempo que não acontecia o Jiuni e nós ainda estamos voltando depois dessa pandemia e ainda assim voltando para casa com título, levando esse título para o maior câmpus da Unitins, que é o Câmpus Dianópolis, então essa experiência foi incrível, tudo muito bom”, festejou o atleta.

Time de vôlei de quadra do Câmpus Dianópolis no Colégio São Geraldo, em Paraíso do Tocantins 


 

A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, aproveitou para agradecer e comemorar o bom resultado alcançado pela unidade que coordena. “Nós estávamos ansiosos por esse momento, esse Jiuni estava sendo muito esperado. Nós trouxemos uma delegação com quase todas as modalidades e viemos preparados para buscar o título. Graças a Deus, deu tudo certo e estamos felizes. Só temos a agradecer à universidade por ter oportunizado esse momento de integração entre alunos, professores, diretores e toda a equipe da Unitins”.

 

Para o professor de educação física e organizador do Jiuni, Avelino Neto, o saldo foi extremamente positivo. “Nós ficamos satisfeitos com a participação dos alunos e envolvimento de toda a equipe da Proex, da reitoria e dos câmpus. Além do evento esportivo, a gente conseguiu trazer os alunos de todas as unidades e promover integração entre eles. Pessoas diferentes, com culturas diferentes, hábitos diferentes, juntas em um só local, isso foi o que conseguimos fazer no Jiuni deste ano”, comemorou.

 

Equipe da Proex juntamente com a equipe de arbitragem do vôlei de quadra e praia 


 

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Kyldes Vicente, também celebrou o êxito da programação. “Esses dois últimos anos foram de preparação para esse Jiuni e, agora, com esse encerramento a gente percebe o quanto essa espera foi recompensada. Estamos muito felizes com os resultados, pois os alunos se integraram. Percebemos união entre eles, a integração, o respeito, realmente todo mundo jogando e mostrando a sua técnica”, ressaltou.

 

 

Confira os ganhadores por modalidade:

Futsal feminino

1° colocado – Dianópolis

2° colocado – Augustinópolis

3° colocado – Palmas

 

Futsal masculino

1° colocado – Augustinópolis

2° colocado – Paraíso

3° colocado – Dianópolis

 

Voleibol feminino

1° colocado –Palmas

2° colocado –Dianópolis

3° colocado – Paraíso

 

Voleibol masculino

1° colocado – Palmas

2° colocado – Augustinópolis

3° colocado – Dianópolis

 

Voleibol de praia feminino

1° colocado – Palmas

2° colocado – Paraíso

3° colocado – Dianópolis

 

Voleibol de praia masculino

1° colocado – Augustinópolis

2° colocado – Palmas

3° colocado – Dianópolis

Handebol Masculino

1° colocado – Augustinópolis

2º colocado – Palmas

 

Tênis de Mesa feminino

1º colocado – Anna Luiza (Augustinópolis)

2º colocado – Bárbara (Palmas)

3º colocado – Amanda (Augustinópolis)

 

Tênis de Mesa masculino

1º colocado – Maurício (Paraíso)

2º colocado – Gabriel (Augustinópolis)

3º colocado – Wendel (Augustinópolis)

 

Xadrez

1º colocado – José Renato (Augustinópolis)

2º colocado – Peres Alves Santos (Dianópolis)

 

Futevôlei Masculino

1º colocado – Palmas

 

Basquetebol 3 x 3 Masculino

1º colocado – Palmas

 

Sinuca

1º colocado - Edson (Araguatins)

2º colocado – Arthur (Augustinópolis)

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS