Unitins realiza etapa estadual do Jiuni e reúne mais de 200 atletas em Paraíso

Ao todo, 410 pessoas, entre organização, atletas e apoio serão mobilizadas nos dias 8, 9 e 10 de setembro para a disputa de títulos em 10 modalidades, no Câmpus Paraíso

Ananda Portilho Jiuni 2022 05/09/2022 18:16

Nos próximos dias 8, 9 e 10, a Universidade Estadual do Tocantins (Untins), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) realiza a etapa estadual do Jogos Internos da Unitins (Jiuni), no Câmpus Paraíso. Os três dias de disputa vão reunir 260 atletas de todas as unidades da instituição: Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso.

Os competidores vão disputar os títulos de campeões estaduais em 10 modalidades: basquete, futmesa, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei de areia, vôlei de quadra, sinuca, truco e xadrez. Os atletas vêm selecionados das etapas locais, onde foram vencedores nas suas modalidades na disputa por câmpus. Ao todo, serão mobilizadas 410 pessoas entre organização, atletas e apoio.

O palco da disputa, o Câmpus Paraíso, já está sendo preparado. Esta é a primeira edição estadual do Jiuni desde a pandemia da Covid-19. A última edição ocorreu em 2019.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Vicente Batista, comemora o retorno da competição e destaca o objetivo da universidade com a promoção do Jiuni 2022. “Por meio da etapa estadual do Jiuni, a Proex, com o apoio da reitoria e de todas as outras pró-reitorias, vem trazer a oportunidade de convivência entre os atletas de todos os câmpus da Unitins. Para nós, é muito gratificante e valoroso, uma vez que os estudantes poderão interagir, competir e socializar experiências. A Unitins, por meio da reitoria, vem apostando e apoiando os atletas por meio das bolsas, sobretudo da Bolsa Atleta, e viabilizando o deslocamento com segurança para os atletas estudantes da Unitins. Nós convidamos a todos que puderem estar no Câmpus Paraíso nestes dias para confraternizar e torcer junto com a gente”, comentou Kyldes.

Cronograma

As disputas começam às 14h de quinta-feira, 8, com as modalidades futmesa masculino e futsal feminino e masculino. A cerimônia oficial de abertura ocorre no dia 8, às 19h30. Todas as disputas de modalidades, bem como as solenidades de abertura e encerramento vão ocorrer no Câmpus Paraíso. Na sexta-feira, 9, a competição segue com todas as modalidades a partir das 8h. No sábado, 10, ocorrerão as finais das 10 modalidades que estarão sendo disputadas. O encerramento ocorre na tarde de sábado com a premiação dos atletas e das equipes.

“Nesta edição teremos a inclusão de três novas modalidades, sendo elas o basquete 3x3, o futmesa e o vôlei de praia, o que representa um grande avanço esportivo para a comunidade. Esse é um evento muito esperado pela comunidade acadêmica, uma vez que há dois anos não é realizado por causa da pandemia da Covid-19. Desenvolvemos toda uma logística para o deslocamento seguro dos atletas dos cinco câmpus por meio de parcerias com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Corpo de Bombeiros do Tocantins e estamos gerenciando tudo minunciosamente para que ocorra conforme o planejado”, pontuou a responsável pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Esporte, Ana Márcia Gurski.