A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) agora conta com área técnica de fonoaudiologia que está vinculada à Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP). O intuito é desenvolver e aprimorar o potencial de comunicação dos servidores da universidade, além de apresentar ferramentas de cuidados com a voz.
As ações do Programa de Valorização da Comunicação foram iniciadas no mês de agosto com a adesão de exercícios vocais durante a ginástica laboral, que acontece na Sede Administrativa, nas segundas, quartas e sextas-feiras, às 8h30.
A fonoaudióloga da Unitins, Adriana Ferraz, relatou que vai promover oficinas de voz e expressividades na Sede Administrativa e nos câmpus. A profissional elencou os objetivos almejados com as ações. “Contribuir para a valorização da comunicação da instituição, melhorar as habilidades comunicativas, promover uma comunicação assertiva, de forma clara, objetiva e empática, desenvolver as habilidades de ouvir (escuta ativa) e também a comunicação não verbal”, destacou.
As ações do setor também vão percorrer os Câmpus e unidades da Unitins com a oficina de voz e expressividade que está em processo de desenvolvimento. A primeira oficina será realizada na Sede Administrativa, em Palmas, e terá foco nos servidores que atuam na comunicação, como professores, jornalistas, apresentadores e locutores a fim de prevenir problemas de saúde vocal futuros. “Em determinadas profissões, representa um dos principais instrumentos de trabalho e, para tanto, a preparação e cuidados na produção vocal torna-se fundamental para manter a voz saudável”, afirmou a fonoaudióloga.
Para melhor direcionamento das atividades e conhecimento do público-alvo, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas elaborou um questionário para conhecer melhor as necessidades dos servidores, que será respondido em etapas, por unidade/câmpus. Os servidores receberão o link do questionário por e-mail e whatsapp.