Câmpus Paraíso inaugura Núcleo de Práticas Jurídicas

O NPJ está localizado no Fórum da cidade e tem o objetivo de levar a vivência real da profissão aos acadêmicos de Direito

FRANCISCA LAYLLA PEREIRA DE SOUSA LIMA Câmpus Paraíso 15/08/2022 09:17

Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Câmpus Paraíso passa a funcionar no Fórum da cidade a partir do dia 08 de agosto (Foto: arquivo pessoal)

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito do Câmpus Paraíso da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) foi inaugurado na última segunda-feira, 8. Com funcionamento dentro do Fórum da cidade, o NPJ tem a finalidade de proporcionar oportunidades de real vivência e aplicação na prática dos ensinamentos teóricos aprendidos em sala.

A coordenação do NPJ está sob o comando do professor Rômulo de Morais e Oliveira. Segundo ele, "a instalação do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Unitins no fórum da comarca de Paraíso do Tocantins é um marco fundamental na prestação jurisdicional à população economicamente hipossuficiente, pois além de ampliar o acesso à justiça, o NPJ vem estabelecer o engajamento necessário do acadêmico nas demandas reais vivenciadas pelos cidadãos necessitados, fazendo do aluno um agente transformador no desenvolvimento social, possibilitando-o concretizar sua formação jurídica na prática”, destacou o docente.

A diretora do Câmpus Paraíso, Kênia Paulino, ressalta que "a inauguração do NPJ do curso de Direito significa muito para toda a comunidade acadêmica, mais uma etapa da formação que se inicia para nossos acadêmicos, a qual é muito aguardada por eles desde o início da graduação. Somos gratos por todo apoio e parceria com o Fórum, bem como por toda a equipe da Unitins que se dedica muito em atender todas as demandas", agradeceu a diretora.

"O início das atividades no Núcleo de Prática Jurídica é um marco histórico no curso de Direito do Câmpus Paraíso”, afirmou a coordenadora do curso de Direito, Dayane Maciel Bezerra de Castro. A coordenadora pontuou ainda que atividades de prática jurídica têm muito a contribuir para o crescimento dos acadêmicos, pois busca prepará-los para a vida profissional.

O Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Unitins do Câmpus Paraíso funciona dentro do prédio do Fórum, localizado na Avenida Bernardo Sayão Esquina C/ Rua Osvaldo Aranha, Qd-50 A Lote 03 - Jardim Paulista. Telefone para contato: (63) 3361-2499.