Comissão Própria de Avaliação da Unitins se reúne com professores, acadêmicos e técnicos administrativos do Bico do Papagaio

A presidência da CPA esteve nos Câmpus de Araguatins e Augustinópolis nos dias 9 e 10 de agosto

Ananda Portilho Comissão Própria de Avaliação 11/08/2022 11:02

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) se reuniu com técnicos administrativos, professores e acadêmicos dos Câmpus Araguatins e Augustinópolis, nos dias 9 e 10 de agosto, respectivamente. Em cada uma das unidades a CPA promoveu dois momentos de sensibilização sobre a importância da autoavaliação da instituição como mola propulsora de desenvolvimento da Unitins.

As reuniões foram conduzidas pelo presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA – Unitins), Alexandre Antonio de Oliveira Andrade, em conjunto com os membros da CPA nos câmpus visitados. Durante a programação, o palestrante esmiuçou a função da comissão, bem como trouxe os resultados da última avaliação, ocorrida em 2021.

CPA se reuniu com os técnicos administrativos do Câmpus Araguatins (Fotos: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

A movimentação nas unidades do Bico do Papagaio integra o planejamento da CPA – Unitins para mobilização de toda a comunidade acadêmica para a edição de 2022 da autoavaliação, prevista para outubro. Cada um dos cinco câmpus da universidade possui sua própria representação da CPA, composta por um docente, um discente, um técnico administrativo e um representante da sociedade civil.

Para a representante discente do Câmpus Augustinópolis, Leticy Kawany da Silva Santos, do 4º período de Ciências Contábeis, eleita para a atual gestão, “é muito importante que o aluno tenha um olhar atento para os projetos que fazem com que a universidade possa crescer e melhorar. O discente também faz parte do todo e deve agregar com suas opiniões destacando aquilo que pode ser melhorado na instituição”.

CPA também se reuniu com os técnicos administrativos do Câmpus Augustinópolis

O representante dos técnicos administrativos do Câmpus Araguatins, Aleneldo Santos Lucas, destacou a relevância da visita da presidência da CPA para mostrar a importância da autoavaliação para todos os componentes da comunidade acadêmica e civil.

“A autoavaliação se baseia nos eixos de planejamento, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, gestão e infraestrutura com o objetivo de identificar as condições de ensino, pesquisa e extensão, gestão, potencialidades e as fragilidades existentes na instituição. Como membro da CPA vou me dedicar e desempenhar minhas funções de como a contribuir com o crescimento da Unitins, pois tenho orgulho de fazer parte dessa universidade”, pontuou.

“As comissões em todos os Câmpus imprescindíveis. Quando a gente começar a elaborar as questões que vão ser utilizadas no processo de autoavaliação eles já estarão com os sensores muito ativos e eles podem trazer situações que a gente precisa dirimir através de perguntas, uma vez que eles já estão sentindo [as situações], mas eles não têm certeza, então a gente elabora e a gente mantém uma rotina com aquelas perguntas para ver quando elas vão se alcançar medidores de ‘concordo totalmente’ ou ‘discordo totalmente’. Essa é a intenção”, explicou o presidente do CPA.

Em Augustinópolis, a CPA também se reuniu com acadêmicos de todos os cursos

Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação da Unitins é uma resposta à Lei Federal nº 10.861/2004 que obriga às instituições de ensino superior do Brasil a constituir suas comissões e realizar de forma regular os processos de autoavaliação com base em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Instituciona, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Política de Gestão e Infraestrutura.

Na Unitins, a CPA realiza suas avaliações de forma democrática e participativa possibilitando a integração discente, docente e administrativa no contexto da execução das questões a serem abordadas. Desta forma, todos os agentes envolvidos no processo se sentem partícipes da avaliação e motivados a divulgar e envolver a comunidade nesta ideia.

Em Araguatins, a CPA se reuniu com os acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia