Participantes destacam qualidade da programação formativa que promoveu a integração

Evento contou com palestras, debates e troca de experiências

Ruy Bucar SEMANA INTEGRADA 2022.2 09/08/2022 10:21

Auditório lotado, encerramento da Semana Integrada, com participação de comitivas de todos os câmpus (Fotos: Nonato Silva/Dicom/Unitins).

A Semana Integrada 2022.2, promovida pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI), encerrou nesta quarta-feira, 03, em clima de satisfação pelos resultados alcançados. Organizadores e participantes avaliam que Semana que mobilizou toda a comunidade acadêmica foi inspiradora para o início das atividades letivas.

O reitor Augusto Rezende ressalta que foi uma semana bastante movimentada com dois grandes eventos, a Semana Integrada, voltada para professores e estudantes e o Treinamento de Alta Performance, voltado para os colaboradores, que segundo ele, alcançou toda a comunidade acadêmica da Unitins, compreendendo os cinco câmpus – Dianópolis, Araguatins, Augustinópolis, Paraiso do Tocantins e Palmas – e a sede administrativa. Ao todo 500 pessoas participaram das atividades da Semana.

“Foi mais um momento de muita participação, de muita integração e a universidade é isto, a universidade é plural, é aberta, tem que discutir as temáticas, é na academia que se discute as matrizes de desenvolvimento, as políticas públicas, então a Unitins está dando a sua contribuição para o sistema educacional no Tocantins”, avalia, o reitor, ao fazer um balanço das atividades da Semana.

O reitor faz questão de destacar que a Semana Integrada também foi uma etapa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que está sendo elaborado. “Esta semana também compreende uma etapa deste processo de construção e consolidação do PDI, e onde a gente realmente vai construir a Unitins que queremos, a Unitins que o Estado do Tocantins precisa”, defende o reitor.

Para a professora Alessandra Ruíta Czapski, pró-reitora de Graduação, a Semana Integrada foi um sucesso em todos os aspectos, da organização ao conteúdo. A professora acredita que os bons resultados vão refletir diretamente no planejamento e desenvolvimento dos conteúdos que serão ministrados em sala de aula. “Ressalto que essa formação foi planejada de forma holística, pois foi organizada para atender tanto os professores, como os alunos e isso mostra o quanto esta gestão está preocupada em fortalecer a qualidade dos nossos serviços, cumprindo de forma categórica a nossa missão”, reitera a pró-reitora.

“Para a gente, aqui do Câmpus Palmas, é um prazer imenso receber todos os nossos docentes dos cinco câmpus para essa semana de aprendizado, de compartilhamento de experiências, de trocas, isso é muito bacana, porque isso dá um sentido de que todos nós estamos caminhando numa mesma direção” declarou o Diretor do Câmpus, professor Ulisses Franklin Cunha, enfatizando que a gratidão se torna maior ainda em função de muito tempo operando em modo remoto, finalmente a Universidade pode proporcionar este reencontro presencial.

“Como o próprio nome diz a Semana Integrada é para a gente conhecer os nossos professores que entraram durante o processo da’ pandemia, para fazer esta integração presencial, no cara a cara”, ressalta.

Para a professora do curso de Pedagogia, Câmpus Araguatins, Maria Adenilda da Silva, a Semana Integrada foi um evento marcante. “Precisamos sempre debater assuntos da nossa realidade e participando da Semana Integrada a gente amplia o olhar, a gente não trabalha só com os nossos cursos, o debate passa a ser interdisciplinar. Então essa é uma oportunidade para a gente debater, para a gente refletir, para a gente olhar para dentro do nosso câmpus e observar que precisamos fazer para implementar inovações”, declarou a professora ao fazer uma avaliação do conteúdo da Semana, que classificou de excelente.

“A Semana permite uma ampliação de visão, sobre como está o mercado, como deve ser a visão e comportamento do professor junto ao corpo acadêmico. Isso é muito importante ter esse alinhamento, esse cruzamento de dois mundos e proporcionar ao estudante uma melhor inserção no mercado de trabalho”, avalia o professor Matheus Felix Teixeira Leão, do curso de Ciências Contábeis, Câmpus Dianópolis.  Para o professor todo esse debate vai chegar à sala de aula de forma muito prática, na adaptação do professor ao mundo tecnológico.

Programação

A Semana Integrada se estendeu de 1º a 6, com programação direcionada para docentes e discentes. De 1º a 3 a programação foi voltada, exclusivamente, para docentes e aconteceu de forma presencial, em três momentos distintos: no Ahãdu, no Câmpus Graciosa e no auditório da sede. Já entre 3 e 5 as atividades aconteceram de forma virtual, com transmissão pelo canal da Unitins no YouTube, voltadas para os discentes.