Unitins divulga edital de seleção para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão

Serão selecionadas 30 ações extensionistas, distribuídas igualmente entre os 5 câmpus, com bolsa mensal de R$ 400,00

FRANCISCA LAYLLA PEREIRA DE SOUSA LIMA Pibiex 30/06/2022 09:12

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), publicou nesta quarta-feira, 29, um edital contendo as normas referentes ao processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex). O período de submissão das propostas de ação de extensão se inicia no dia 1º de julho e se encerra no dia 15 de agosto de 2022. Acesse e leia o Edital na íntegra.

O Pibiex objetiva, entre vários aspectos, estimular e incentivar as atividades de extensão da Unitins, contribuir para a formação acadêmica, extensionista e cidadã de estudantes em todas as áreas do conhecimento, promover o envolvimento de discentes e servidores em atividades de extensão, favorecendo a integração entre os câmpus da Unitins e a sociedade, e proporcionar ao estudante a aprendizagem de conceitos e metodologias relacionadas à extensão, bem como a vivência de produção de conhecimento acadêmico socialmente responsável.

As bolsas, no valor de R$ 400,00, serão concedidas aos discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação da Unitins, como auxílio financeiro, a partir de propostas de ações extensionista. Serão selecionadas 30 propostas, distribuídas igualmente para os cinco câmpus da Unitins.

Cada proposta selecionada terá direito a uma bolsa, com vigência de 12 doze meses (setembro de 2022 a agosto de 2023), correspondendo a uma carga horária semanal de 20 horas. A bolsa tem caráter transitório, é isenta de imposto de renda, não cria vínculo trabalhista entre bolsista e universidade.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Batista Vicente, convida os alunos da universidade para inscreverem seus projetos. "Convidamos os estudantes para participarem e se envolverem nos projetos de extensão para que, dessa forma, contribuam com o desenvolvimento da sociedade em todas as áreas e em todos os câmpus da Unitins".