A professora Mariana da Silva Neta, do curso de Pedagogia do Câmpus Palmas, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) lança, nessa quarta-feira, 29, às 19h, na 8ª Roda Literária, no Núcleo de Literatura e Artes, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, o livro “Ensino híbrido em linguagens, códigos e suas tecnologias: vivências e reflexões de docentes e discentes”.
A professora explica que “este livro é o resultado de uma pesquisa que envolveu muito esforço e dedicação durante o Mestrado em Letras Linguística, portanto, acredito que será de grande relevância para a comunidade acadêmica, bem como docentes e pesquisadores, que terão acesso aos resultados de uma experimentação do Ensino Híbrido, com estudantes do ensino médio. Há relatos de todo o processo, desde os primeiros contatos com a instituição parceira, planejamentos, oficinas realizadas com os professores, até concepções da experimentação, entrevistas e questionários aplicados aos professores e estudantes”.
“O lançamento será um momento de compartilhar com colegas de profissão, amigos, pesquisadores e familiares este momento ímpar na minha profissão, logo, torço para que seja leve, amigável e significativo”, destacou Mariana, que também é revisora textual na Editora Unitins.
Sinopse
O livro "Ensino híbrido em linguagens, códigos e suas tecnologias: vivências e reflexões de docentes e discentes" apresenta, sob diferentes perspectivas, concepções e modelos de ensino híbrido, como: rotação por estações de aprendizagem, laboratório rotacional, rotação individual e sala de aula invertida, que são utilizados no contexto educativo de outros países. Partindo dessa introdução, expõe os primeiros passos do Ensino Híbrido no Brasil, direcionando o olhar para instituições que afirmam utilizar modalidades educativas que respeitam a aprendizagem individual, ao mesmo tempo em que estimulam o engajamento dos estudantes e favorecem a personalização do ensino.
Por fim, representando a complexidade educacional, descreve a pesquisa realizada numa escola pública do Estado do Tocantins, com suas múltiplas etapas, em que os participantes vivenciaram modelos de Ensino híbrido, logo, há relatos e análise dessa experimentação na visão dos discentes e docentes. Considerando que esta não foi uma investigação solitária, pois aconteceu em contexto colaborativo, chegou a sua vez de participar conhecendo a descrição, análise e reflexão sobre as oficinas realizadas com os professores, as vozes docentes e discentes, as concepções sobre a experimentação e os desafios e as possibilidades da aplicabilidade do Ensino Híbrido. O livro está disponível aqui.