Estudantes de Pedagogia lançam documentário na próxima terça-feira, 28

O documentário “Luz, Câmera, Extensão!” será exibido no Cine Cultura com entrada gratuita

Carlos de Bayma AUDIOVISUAL 23/06/2022 17:56

O documentário “Luz, Câmera, Extensão!”, produzido por estudantes do 1º período do curso de Pedagogia do Câmpus Palmas, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), será lançado na próxima terça-feira, 28, às 19h, no Cine Cultura (Espaço Cultural José Gomes Sobrinho). O objetivo é socializar com a comunidade as ações de extensão desenvolvidas pelos estudantes de Pedagogia da disciplina de extensão “Política das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena”.

O público-alvo é a comunidade interna da Unitins e externa, de todas as idades, com foco em estudantes de licenciatura e professores extensionistas ou de disciplinas de extensão. A entrada é gratuita, sendo obrigatória apresentação de comprovante vacinal, sendo, também, necessário o uso de máscara.

A disciplina curricular de extensão é de caráter obrigatório aos estudantes regularmente matriculados no 1º período do curso de Pedagogia do Câmpus Palmas. O Projeto Político Pedagógico do curso destina 10% da carga horária geral das unidades curriculares a ações de extensão promovidas em benefício da comunidade.

A professora Rafaela Vidal explica que “a disciplina teve como ação desenvolvida a produção audiovisual de um documentário que abordou a temática étnico-racial amparados pela lei nº 11.645/08 referente à obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no ensino básico, com objetivo de desnaturalizar interpretações discriminatórias presentes na estrutura social brasileira, a ter como público-alvo crianças de escola pública escolhidas pelos próprios estudantes agentes da ação e com base em suas realidades e pertencimento locais”.

“Esse caráter extensionista se refere a uma das bases de atuação de uma universidade. Uma universidade deve atuar pensando no ensino, na pesquisa e na extensão, e essa extensão significa uma extensão da universidade em si, onde ela deve sair da sala de aula e ir para a sociedade. Então, isso é a disciplina de extensão: o que os estudantes aprendem em sala de aula devem aplicar na sociedade, de algum modo, e o nosso modo é através do audiovisual, de um filme documentário”, ressaltou Rafaela.