NIT realiza reunião para esclarecimentos sobre o edital de seleção para o Programa Mestres Empreendedores

O prazo de submissão das propostas vai até a próxima quarta-feira, 30

Carlos de Bayma BOLSAS 23/06/2022 13:22

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou, na tarde dessa quarta-feira, 22, uma reunião, via Google Meet, para esclarecimentos do edital de seleção para o Programa Mestres Empreendedores (Bolsa Nit nº 001/2022). Dentre as suas finalidades, o Programa Mestres Empreendedores visa estimular o empreendedorismo de base tecnológica e inovador na Unitins, por meio do apoio e fomento a projetos que envolvam o método científico de pesquisa aplicada.

Durante o encontro foi abordado, de maneira objetiva e otimizada, sobre como se dará o processo seletivo, como a proposta de projeto de pesquisa aplicada deverá ser submetida. Os critérios e requisitos de participação foram expostos, e aberto espaço para esclarecimentos de dúvidas. Participaram da reunião, a equipe do NIT, professores dos cinco câmpus da Unitins, representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e a vice-reitora, professora doutora Darlene Castro.

O diretor do NIT, professor mestre Jeferson Morais, explica que “o programa tem como objetivo aproximar os nossos docentes desse âmbito de análises das necessidades onde nossa comunidade está inserida, a sociedade em si, o que está sendo falado. O programa preza, também, pelo desenvolvimento da pesquisa aplicada, ou seja, toda pesquisa desenvolvida durante a vigência do edital tem como foco gerar algum produto para o desenvolvimento do ambiente onde temos um câmpus. Por isso, temos uma bolsa para cada câmpus, para ter um impacto local, uma mudança real, tanto de comportamento quanto de entregas da própria universidade relacionada às necessidades que são identificadas pela sociedade”.

“O NIT apoia essas ações para que tenhamos um crescimento e fortalecimento do nosso desenvolvimento científico e os nossos professores, no final de cada edição, acabam gerando propriedades intelectuais, sejam elas de direito autoral, até mesmo desenvolvimento de softwares, aplicativos, patentes, e outros modelos que existem no âmbito da propriedade intelectual, proporcionando ampliação do número de produtos desenvolvidos na universidade”, destacou Morais.

As bolsas

As bolsas serão concedidas para professores coordenadores e professores subcoordenadores de projetos aprovados, durante o período de sete meses, compreendido de 1º de agosto de 2022 a 28 de fevereiro de 2023. Serão selecionados cinco projetos, um de cada câmpus da Unitins, a partir de propostas inéditas de caráter científico, tecnológico e inovador.

O valor total da Bolsa NIT é de R$ 8.400,00 por projeto aprovado, sendo que o pagamento será efetuado em sete parcelas mensais de R$ 1.200,00, cujo valor será distribuído igualmente entre os dois professores, ou seja, R$ 600,00 mensais para cada.

As condições de participação como proponente estão estabelecidas no item 3 do edital. A documentação necessária para inscrição encontra-se relacionada no item 7.4 do edital. O período de submissão das propostas de projetos de pesquisa aplicada junto ao edital vai até a próxima quarta-feira, 30.