Unitins entrega celulares a acadêmicos selecionados em edital de inclusão digital

Foram contemplados 20 alunos dos cinco câmpus da universidade; aparelhos irão auxiliá-los nas atividades acadêmicas

Josiane Mendes Extensão 19/05/2022 16:08

Acadêmicos selecionados em edital receberam aparelhos novos doados pela Receita Federal (Fotos: Divulgação)

Os 20 acadêmicos da Univesidade Estadual do Tocantins (Unitins) selecionados por meio de edital do Programa de Inclusão Digital 2022 já receberam seus smartphones novos.

O edital da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários,  por meio da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Esporte, foi lançado em março passado e visou selecionar estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não disponham de computador, notebook ou tablet para desenvolver as atividades. Os aparelhos foram doados à Unitins pela Receita Federal.

"Realizamos mais uma ação com êxito, o intuito da Instituição foi beneficiar diretamente acadêmicos selecionados em edital, em situação de vulnerabilidade social, no qual esses aparelhos doados serão uma forma de auxiliá-los nas atividades acadêmicas", declarou a coordenadora de Assuntos Estudantis e Esporte, Ana Márcia Gurski.

O acadêmico Aldemir dos Santos Dias, 5º período de Direito do Câmpus Dianópolis, falou da sua satisfação em ter sido selecionado pelo edital.  "Eu fiquei muito feliz com essa seleção de inclusão digital da Unitins, porque, no momento, as minhas condições financeiras não me permitiam adquirir um novo celular e o meu só tinha 32 gb, o que era pouco para tantas demandas acadêmicas", disse, acrescentando que "ainda tem reflexos da pandemia no ensino, havendo disciplina administrada de forma remota.  Esse celular deixa de forma mais acessível minha participação nestas aulas, bem como para uso em pesquisas e trabalhos".

Do Câmpus Augustinópolis, Watina Rodrigues, do 7º período de Enfermagem, também comemorou o benefício. "Ajudará muito nas atividades acadêmicas, como pesquisas, leituras e até mesmo atividades que devem ser digitadas no Word, como as mais simples que não exigem tanto um padrão de formatação", comentou.

Para a acadêmica do 3º período de Ciências Contábeis, Câmpus Paraíso, Luciele Conceição da Costa, o aparelho a auxilia a acompanhar e a realizar tarefas no Portal Educa, assim como na sala de aula.

Janaína Mara Souza Silva, 1º período do curso de Pedagogia, Câmpus Palmas, também, espera agora, de posse do smartphone, ter mais facilidade, para visualizar as aulas no Portal Educa, e enviar suas atividades aos docentes.

Veja aqui o edital com nomes de todos os selecionados.