Curso de Pedagogia debate valorização do profissional da educação básica em Semana Acadêmica

Este foi o primeiro evento do curso realizado de forma presencial

FRANCISCA LAYLLA PEREIRA DE SOUSA LIMA Câmpus Palmas 19/05/2022 15:12

A Semana Acadêmica foi o primeiro evento do curso realizado de forma presencial (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

A Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia do Câmpus Palmas, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), aconteceu entre os dias 17 e 19 de maio, no auditório do câmpus. O evento contou com oficinas, palestras, roda de conversa e exposições. Além disso, a Semana Pedagógica foi o primeiro evento do curso realizado de forma presencial.

Com o tema “A valorização do profissional da educação básica”, a semana acadêmica proporcionou três dias de muita troca de experiências, momento para os alunos de todos os períodos estarem juntos presencialmente, visto que o curso de pedagogia do Câmpus Palmas iniciou as atividades durante o período de pandemia, de forma virtual.

A coordenadora do curso, Mariany Montino, explicou um pouco mais sobre a temática escolhida. “A importância do trabalho da professora da educação básica é enorme. Se eu e você estamos onde estamos é porque tivemos uma excelente educação básica. Então, o professor desse nível é fundamental com as questões de leitura, produção de texto, matemática, cálculos, geografia, história e todo o conhecimento que vem sendo acumulado ao longo do tempo”.

A coordenadora salientou ainda que o pedagogo possui um leque de possibilidades dentro do campo profissional que ultrapassa a sala de aula.

Acadêmicos do curso de Pedagogia durante palestra ministrada no dia 19 de maio (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

Uma das oficinas ofertadas ao longo da Semana Acadêmica foi ministrada pelo acadêmico Westter Quirino Santos, que cursa o 3º período de Pedagogia. Ele ensinou para os colegas algumas funcionalidades da ferramenta Canva para melhorar a apresentação visual dos trabalhos. “O momento da apresentação demonstra o que você aprendeu do assunto. O slide é uma ferramenta de apresentação importante porque, se você não apresenta os dados de forma interessante, acaba não tendo tanta atenção de quem está assistindo. Além disso, a oficina abordou como sintetizar um texto e a importância de o docente utilizar a tecnologia a seu favor”, descreveu o acadêmico.

Para Geovanna Teixeira, do 3º período, a Semana Acadêmica proporcionou momento de interação entre os períodos do curso e trouxe muito aprendizado. “Achei de suma importância a programação realizada ao longo do evento, além disso, pudemos discutir e aprender sobre diversos assuntos que envolvem a nossa formação”, declarou.