Literatura Tocantinense é tema de novo dossiê da revista Humanidades & Inovação

Os artigos foram produzidos por estudantes da disciplina de Literatura Brasileira e Regionalismo do PPG de Letras (UFT) e outros de fluxo contínuo

Carlos de Bayma Periódicos científicos 04/03/2022 11:13

A revista Humanidades & Inovação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou, em edição especial, um dossiê com o tema “Literatura Tocantinense”. O dossiê foi organizado pelas professoras doutoras Roseli Bodnar (UFT), Juliana Santana de Almeida (UFT) e Kyldes Batista Vicente (Unitins), e traz 14 artigos relacionados ao tema escritos por estudantes da disciplina de Literatura Brasileira e Regionalismo, do Programa de Pós-Graduação de Letras, de Porto Nacional (UFT), e mais 16 artifgos de fluxo contínuo.

A professora Roseli Bodnar explica que, com essa edição, “buscamos trazer recepção crítica de obras e escritores tocantinenses, tornando-os mais conhecidos dentro e fora das universidades. Igualmente, almejamos fornecer material para professores e pesquisadores da Educação Básica dentro dos Itinerários Formativos, na área de Linguagens e suas tecnologias, propostos pela Base Nacional Comum Curricular”.

“Como professoras de Literatura percebemos uma escassez de materiais sobre Literatura tocantinense que possam ser acessadas por professores da Educação Básica, da rede pública e privada. Neste sentido, visamos ofertar textos curtos (artigos) que possam ser utilizados em sala de aula e fora dela, para fruição, vivências e reflexão crítica sobre autores e obras tocantinenses, desse modo, ampliando o repertório dos estudantes sobre o funcionamento e os recursos estéticos utilizados pelas linguagens”, destacou Roseli.

A revista Humanidades & Inovação tem por objetivo a difusão de estudos e pesquisas de professores e alunos de pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino superior e de pesquisa, gestores de associações científicas e profissionais, dirigentes e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica, relativos ao conhecimento científico das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, com especial enfoque para a linguagem e processos educativos, comunicação, educação e tecnologia, sociologia e processos de inovação gerenciais, sociais e tecnológicos.

Para ler a edição especial Literatura Tocantinense da revista Humanidades & Inovação, acesse aqui.