Unitins e UFT firmam parceria para oferta de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Saúde

O Termo prevê a oferta de até 10 vagas anuais para docentes da Unitins como alunos especiais

Carlos de Bayma Pós-Graduação 24/02/2022 16:23

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) assinaram Termo de Cooperação Técnica para a oferta de até 10 vagas anuais, mediante aprovação em processo seletivo, no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Saúde para docentes da Unitins vinculados a cursos na área de Ciências da Saúde. O Termo foi assinado em 2021 e tem vigência de janeiro de 2022 a janeiro de 2027.

Aos docentes da Unitins será ofertada uma disciplina, na condição de alunos especiais, com interesse na qualificação em nível de mestrado e, futuramente, poderão concorrer a uma vaga como alunos regulares do PPGECS.

À frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unitins (Propesp), a professora doutora Ana Flávia Gouveia de Faria, destaca que “a Unitins, por meio da Propesp, mais especificamente por meio da Diretoria de Pós-graduação, tem sempre buscado parcerias e iniciativas que viabilizem a qualificação do quadro de servidores e docentes da Unitins. Esse termo de cooperação é uma dessas iniciativas e viabiliza a qualificação do corpo docente que atua nos cursos da área da saúde da Unitins. Nós entendemos que o corpo docente qualificado traz qualidade para a sala de aula. Também fortalece as parcerias entre docentes da Unitins e da UFT na formação de grupos de pesquisas consolidados e robustos, o que faz com que tenhamos pesquisa de qualidade, resultando em desenvolvimento para o Tocantins”.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS) foi fundado no ano de 2016, com a expectativa de desenvolver pesquisas capazes de articular universidade e sociedade na busca de soluções para demandas na interface entre saúde e educação

Conforme o documento assinado, a Cooperação acadêmica e técnico-científica entre Unitins e UFT visa capacitar docentes em nível de Pós-graduação stricto sensu em Saúde, além de intensificar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão entre as duas instituições por meio da criação e fortalecimento de grupos de pesquisa na área de saúde, condução conjunta de projetos de pesquisa e atividades de extensão e colaboração na orientação e ensino em nível de pós-graduação.

A Cooperação acadêmica e técnico-científica entre Unitins e UFT visa capacitar docentes em nível de Pós-graduação stricto sensu em Saúde, além de intensificar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão entre as duas instituições por meio da criação e fortalecimento de grupos de pesquisa na área de saúde, condução conjunta de projetos de pesquisa e atividades de extensão e colaboração na orientação e ensino em nível de pós-graduação.