A revista Humanidades & Inovação, periódico da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), publicou dossiê intitulado “Interseccionalidades das diferenças”, em dois volumes – v.8, n.58 e v.8 n.59 (2021), organizados pelo professor doutor Flávio Pereira Camargo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e pela professora doutora Rubra Pereira de Araujo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Conforme resumo da proposta, o objetivo desse dossiê temático foi reunir artigos, ensaios e relatos de experiência com foco nas interseccionalidades das diferenças, buscando agregar estudos das diversas áreas do conhecimento com base em abordagens feministas e/ou interseccionais, que considerem as dimensões de gênero, raça, classe, religiosidades, sexualidades (e outras) como fatores de um conjunto interseccionado de opressões.
A professora doutora Rubra Pereira de Araujo explicou que a proposta do dossiê foi pluralizar a pensar os grandes marcadores identitários que compõem o sujeito. “A intenção do dossiê foi uma proposta de se pensar uma ciência, pensar na questão do ativismo, pensar o ponto de partida de cada sujeito e as vivências que cada sujeito vivencia na sua prática com o grande objetivo que é usar a ciência para pensar em um lugar melhora para se viver. Nesse sentido, pensar as nossas pesquisas como alvo de diminuição do impacto das discriminações que se perpetuam na sociedade e muitas dessas discriminações são feitas por meio da linguagem”. A professora também destacou que o trabalho partiu de uma motivação pessoal e partindo do pressuposto de que o ativismo também produz ciência.
Para ler na íntegra os dois volumes do dossiê “Interseccionalidades das diferenças”, acesse aqui.
Humanidades & Inovação
A revista Humanidades & Inovação tem por objetivo a difusão de estudos e pesquisas de professores e alunos de pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino superior e de pesquisa, gestores de associações científicas e profissionais, dirigentes e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica, relativos ao conhecimento científico das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, com especial enfoque para a linguagem e processos educativos, comunicação, educação e tecnologia, sociologia e processos de inovação gerenciais, sociais e tecnológicos.