Unitins realiza Aula Magna do curso Superior em Tecnologia de Segurança Pública

O curso é fruto de parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins

Carlos de Bayma FORMAÇÃO 17/02/2022 14:20

Graduação contempla inicialmente 100 membros do Corpo de Bombeiros (Fotos: Esequias Araújo/Secom)


A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou na noite dessa quarta-feira, 16, a Aula Inaugural do curso tecnólogo em Gestão de Segurança Pública, graduação que contempla inicialmente 100 membros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins. Com o tema “Ser Bombeiro: uma carreira, uma vida”, a palestra magna foi ministrada pelo tenente-coronel Cléber José Borges Sobrinho, que atualmente responde pelo Comando de Correição e Disciplina do Corpo de Bombeiros. Na ocasião também foram assinados o Termo de Cooperação e a Resolução Consuni 002/2022 que aprova, ad referendum, o Projeto Pedagógico do Curso, a criação e a abertura do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública.

 

O evento foi realizado no auditório da Sede Administrativa da Unitins, em Palmas, e foi prestigiado pelo governador em exercício, Wanderlei Barbosa, que compôs a mesa de honra com o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias; o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Júlio Manoel da Silva Neto; e outras autoridades.

 

 

Também marcaram presença a vice-reitora da Unitins, professora Darlene Castro; o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas; o secretário de Infraestrutura, Jairo Mariano; a pró-reitora de Graduação da Unitins, professora Alessandra Ruita Czapski; o diretor de Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, major Nilton Rodrigues dos Santos; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Unitins, Kyldes Batista Vicente; o diretor do Câmpus Palmas, professor Ulisses Franklin Carvalho; a diretora de Ensino da Unitins, professora Jeany Castro dos Santos; e a coordenadora do curso Superior em Tecnologia em Gestão de Segurança Pública, professora Sônia Maria Moreira de Souza.

 

Reitor, governador e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros com o Termo de Cooperação assinado


 

“É com grande satisfação que estamos aqui reunidos para essa aula magna. A missão da Unitins é promover Ensino, Pesquisa e Extensão com qualidade para a sociedade tocantinense. O compromisso da Unitins, na gestão do professor Augusto e da professora Darlene e suas equipes de Pró-reitorias, é promover a excelência na formação profissional para toda a sociedade tocantinense. Sob essa perspectiva e com muita dedicação, a Prograd juntamente com a Diretoria de Ensino do Corpo de Bombeiros, trabalharam com afinco nesses meses na preparação desse curso”, afirmou a pró-reitora de Graduação da Unitins, professora Alessandra Ruita Czapski, em seu pronunciamento que abriu as falas institucionais do evento.

 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, não escondeu a sua alegria em estar vivendo um dia histórico. “Com essa aula magna nós damos mais um passo para o nosso curso de formação de praças, curso que representa um avanço institucional. Todos sairão com um curso superior dessa formação, sei que vários dos alunos já o têm. Esses 100 alunos que aqui estão representam um aumento no nosso efetivo de 20%. Isso é um avanço gigantesco para a nossa instituição e para a sociedade. Agradecemos ao senhor governador pela determinação e cuidado pelas forças de segurança para que o atendimento prestado seja da melhor forma possível”.

 

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, destacou que “hoje é um dia histórico para o Corpo de Bombeiros e para a Unitins, pois mais uma vez cumprimos nossa missão de levar a educação, de forma indiscriminada, à população do Estado do Tocantins. E aqui, escrevemos nos anais da história do nosso Estado, o primeiro curso superior de formação em Tecnologia em Segurança Pública. Com essa integração da Unitins, gratuita, juntamente com o Corpo de Bombeiro, colocamos o Tocantins no rol dos estados que praticam a integração entre academia e segurança na sua formação, em todos os níveis, e não apenas na formação de praças e soldados, mas também no nível de aperfeiçoamento, pós-graduação, mestrado, e, quiçá, mais à frente um doutorado em Segurança Pública”.

 

Para o governador Wanderlei Barbosa, a ideia de formá-los não apenas soldados, mas proporciona-lhes uma formação superior, foi motivadora. “Quando tivemos a ideia, por meio do nosso Comando e da Reitoria da Unitins, de formá-los como soldados, mas também com uma formação superior, isso motivou muito o Governo. Sabemos da importância de termos militares qualificados, preparados. Isso nos dá muita alegria”.

 

“Vocês disputaram com muitas pessoas, se esforçaram, abdicaram de muita coisa para poder chegar até aqui, sonhando em fazer parte de uma corporação que é, provavelmente, a função mais bem avaliada no nosso país. Nos momentos mais difíceis quem chega primeiro é o Corpo de Bombeiros. Essa é a profissão que vocês escolheram, essa é a missão de vocês de agora para a frente. Parabenizo a cada um de vocês. Que Deus lhes dê muita saúde para concluir esse curso e fazer uma grande carreira”, ressaltou Barbosa.

 

Durante a solenidade o governador autorizou o início das obras da construção da sede da 5ª Companhia de Corpo de Bombeiros Militar de Porto Nacional. A sede operacional contará com 533,75 m², com um investimento de R$ 1.139.684,43.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS