Unitins realizará solenidades de Colação de Grau institucionais presencialmente e com limitação de convidados

Solenidade coletiva entre os cursos do mesmo Câmpus é custeada pela Universidade para permitir que todos os alunos aptos possam participar e receber a outorga de grau

Ruy Bucar FORMATURA 25/01/2022 13:54


A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) inicia no próximo dia 03 de fevereiro a temporada de Colações de Grau dos formandos do semestre 2021/2. As solenidades serão realizadas de forma presencial nas cidades de Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Serão as primeiras cerimônias após a publicação da Instrução Normativa 02/2020, que tem como novidades a solenidade coletiva entre os cursos de cada câmpus e os custos do evento pagos pela própria Universidade.

 

O reitor Augusto Rezende explica que a Unitins inaugura um novo formato de Colação de Grau buscando a universalização e a possibilidade de que todos os alunos que estejam aptos para receber a outorga de grau possam participar da cerimônia. A Universidade passa a custear todas as despesas da solenidade,  permitindo que nenhum formando fique impedido de participar da colação de grau. O único custo que os formandos têm é a locação individual das vestes talares (beca completa). “Esse é um momento muito importante na vida do formando, principalmente quando se fala da primeira formatura, em que a família gosta de participar”, destaca o reitor, ressaltando que a Unitins puxa para si esta responsabilidade da colação de grau oficial.

 

O reitor enfatiza que, excepcionalmente, em função da pandemia da Covid-19, o acesso do público será limitado. Cada formando poderá levar até três convidados. “Neste momento de pandemia a gente tem uma série de restrições, de âmbito nacional, estadual e ainda as restrições de cada município com seus protocolos”, explica o reitor, informando que a Unitins tem feito todos os estudos de forma pontual para garantir o máximo de segurança aos formandos e convidados. “Estamos muitos felizes e acreditamos que serão grandes eventos e darão bons frutos daqui para frente”, arremata.   

 

Datas, locais e horários das solenidades
Todas as solenidades terão início às 20h, conforme estabelece a Instrução Normativa. Apesar da solenidade ter início às 20h, os formandos devem chegar ao local do evento no máximo até às 19h.

 

A temporada de colação de grau começa na quinta-feira, 03 de fevereiro, com os cursos do Câmpus Palmas: Direito, Engenharia Agronômica e Sistemas de Informação. A solenidade será realizada no auditório da Escola de Tempo Integral Elizângela Glória Cardoso. Não há formandos do curso de Serviço Social nesta edição.

 

A programação tem continuidade no dia 09 de fevereiro, no Câmpus Araguatins, compreendendo os cursos de Letras e de Pedagogia. O evento será realizado no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO - Câmpus Araguatins).

 

No dia 10 de fevereiro será a vez do Câmpus Augustinópolis, envolvendo os formandos dos cursos de Ciências Contábeis, Enfermagem e Direito. O evento será realizado no pátio do Câmpus.

 

A temporada de Colações de Grau institucionais encerra no dia 17 de fevereiro, no Câmpus Dianópolis, compreendendo os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. A solenidade acontecerá no auditório do Colégio João D’Abreu. 

 

A Diretoria de Comunicação da Unitins, responsável pela organização dos eventos, ressalta que a entrada nos locais dos eventos somente será permitida mediante apresentação do ingresso individual dos formandos e convidados, além de comprovante de vacinação contra a Covid-19. Especificamente em Dianópolis, em atendimento ao Decreto 009/2022 da Prefeitura Municipal, será exigida a comprovação das duas doses da vacina ou teste de diagnóstico da Covid-19, realizado até 72h antes do evento e com resultado negativo. 

 

Os ingressos individuais serão entregues direta e exclusivamente aos respectivos formandos durante o ensaio da colação de grau, que acontece no mesmo dia e local do evento, às 9h, seguindo a IN 02/2020.

 

 

 

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS