Professoras do curso de Direito lançam livro sobre o Poder Judiciário e os horizontes da Justiça no pós-pandemia

O lançamento acontece nessa terça, 25, via Google Meet

Carlos de Bayma PUBLICAÇÃO 25/01/2022 09:49

O livro "Poder Judiciário e os horizontes da justiça em e pós-pandemia de Covid 19", publicado pela Editora Max Limonad, será lançado nessa terça-feira, 25, às 20h, via plataforma do Google Meet. Coordenado pelas professoras doutoras Neide Aparecida Ribeiro e Christiane de Holanda Camilo, do curso de Direito do Câmpus Palmas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o livro foi prefaciado pelo reitor da Universidade, professor Augusto Rezende, e contou com inúmeros juristas na qualidade de organizadores e apresenta temáticas importantes sobre o acesso à justiça em tempos de pandemia.

A professora Neide Aparecida, que também é coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Câmpus Palmas, explica que o livro traz 11 artigos abordando temas como a relação do Brasil com a Organização Mundial de Saúde durante a pandemia, com limitações e recomendações, políticas públicas governamentais versus a intervenção do Poder Judiciário, sobre a questão da guarda compartilhada em tempos de pandemia, sobre o protagonismo judicial menos ativista, a atuação do Ministério Público na defesa da saúde durante a pandemia, citação virtual, violência e acesso das mulheres à justiça no Tocantins, a atuação dos três poderes, corrida pela vacina, entre outros temas.

“Eu tenho certeza que esse lançamento vai ser um sucesso, porque o livro traz temáticas interessantes que podem ser acessadas e servir de consulta para a comunidade acadêmica e pela sociedade. É um prazer ter participado na qualidade de coordenadora, na companhia da professora Christiane de Holanda Camilo”, destacou Neide.

O lançamento do livro "Poder Judiciário e os horizontes da justiça em e pós-pandemia de Covid-19" pode ser acompanhado por meio do link do Google Meet e para acessar, clique aqui. A sala virtual vai abrir 10 minutos antes do horário marcado para o evento.

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, afirmou que “hoje é um dia muito especial. O lançamento de um livro encabeçado por professoras da Unitins que pesquisam a área de direitos humanos, a influência e o acesso ao Direito em todas as camadas da sociedade, principalmente das menos favorecidos”.

“É um diálogo com uma rede de pesquisadores de todo o país. O resultado é uma compilação de vários artigos, frutos de pesquisas que ocorreram durante a pandemia, trazendo temas como a reorganização do sistema judiciário no trabalho remoto, a obrigação de modernizar e fazer avançar o sistema judiciário, peticionamentos e recursos por meio dos ambientes virtuais, entre outros temas. A Unitins parabeniza as professoras Neide Aparecida e Christiane de Holanda, todo o colegiado de Direito e todos os pesquisadores que colaboraram e são coautores desse livro que hoje será lançado”, destacou o reitor.