Unitins sedia III Conferência Municipal de Educação de Augustinópolis

Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, a Conferência reúne profissionais da educação, agentes públicos e sociedade civil de Augustinópolis para a discussão do Plano Municipal de Educação (PME)

Ananda Portilho Parceria 20/01/2022 17:11

O Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) recebe até esta sexta-feira, 21, a III Conferência Municipal de Educação. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação de Augustinópolis com o apoio da Universidade, que disponibilizou a estrutura física e aparato tecnológico para a execução do encontro.

 

Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, a Conferência reúne profissionais da educação, agentes públicos e sociedade civil de Augustinópolis para a discussão do Plano Municipal de Educação (PME), que possui 20 metas e 200 estratégias para garantir a qualidade do ensino no território do município. A discussão também ocorre nas demais cidades brasileiras até o fim deste mês, conforme orientações do Ministério da Educação, que realiza a Conferência Nacional de Educação (Conar) no final de 2022.

 

“Nós organizamos os três eixos e os subeixos da Conae, e as 20 metas e 200 estratégias do PME em oito grupos de estudos. Cada grupo estará responsável por metas específicas ligadas à temática principal. Eles farão as solicitações de alteração e o que for proposto para ser alterado no PME serão repassados na plenária final para que os delegados inscritos façam os destaques e a aprovação do texto. A partir daí, o relatório geral será encaminhado para o Fórum Estadual de Educação, para a Prefeitura de Augustinópolis e, posteriormente, passará pela Câmara Municipal”, explica a coordenadora da III Conferência Municipal de Educação, Rita Maranguape.

Conferência Municipal de Educação ocorre no auditório da Unitins, em Augustinópolis (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)


 

O Plano Municipal de Educação (PME) é instituído por lei e as alterações precisam ser votadas e aprovadas pelo Poder Legislativo do município. Além da Conferência recalcular a trajetória de ação para o alcance das metas estipuladas a nível local, as discussões realizadas nesse espaço também norteiam ideias que são enviadas para o Estado e o Governo Federal. Desta forma, as instituições em outros níveis conseguem desenvolver políticas públicas efetivas para o fortalecimento da educação nacional.

 

“A realização da Conferência em nosso município, assim como em todos os municípios do Tocantins e do Brasil, é de grande relevância para a equidade e qualidade do ensino brasileiro, pois ocorre a união das ideias, dos conceitos. Por meio disso, há o fortalecimento e a valorização da aprendizagem, dos profissionais e dos alunos”, destaca a secretária de Educação de Augustinópolis, Maria José Lima de Oliveira.

 

Parceria 

A parceria entre a Unitins e a Prefeitura de Augustinópolis soma diversas realizações. A diretora do Câmpus da Unitins em Augustinópolis, Gisele Padilha, ressalta que a Conferência é um espaço democrático e é papel da Universidade colaborar para o desenvolvimento da educação brasileira. “Este ano a Unitins participa como parceira na programação da Semed e do Conselho Municipal de Educação de Augustinópolis na discussão sobre inclusão, equidade e qualidade, com o compromisso de fortalecer e colaborar com a educação básica e superior”, explica.

 

Para a secretária de educação de Augustinópolis, Maria José Lima de Oliveira, o sentimento é de gratidão. “Essa parceria é de grande relevância. Sinto-me honrada e até me emociono ao mencionar essa ajuda da Unitins, cedendo o seu espaço, porque eu acredito que Educação é isso: um dando a mão para o outro. Nós queríamos um local onde pudéssemos acolher nossos profissionais de uma forma digna, onde tivesse toda a estrutura tecnológica necessária”, completou.

 
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS