Rint divulga prêmio para melhores artigos em Direitos Humanos com bolsa de estudo nos Estados Unidos

A premiação é uma iniciativa é da American University

Carlos de Bayma Internacionalização 17/01/2022 18:12

O setor de Relações Internacionais (Rint) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), está divulgando a premiação para artigos na temática de Direitos Humanos pela Academia de Direitos Humanos e Direito Humanitário da Universidade Americana (American University).

A premiação consiste em uma competição anual que tem objetivo de estimular a produção de trabalhos acadêmicos na área de Direitos Humanos. Na edição de 2022, os artigos devem envolver o tópico “Mudanças Climáticas e Direitos Humanos: Impactos, Responsabilidades e Oportunidades”. Os artigos selecionados serão contemplados com bolsa para um curso de três semanas em Direitos Humanos nos Estados Unidos.

A American University premiará o melhor artigo escrito em Inglês e, também, o melhor artigo escrito em Espanhol, oferecendo duas bolsas integrais para o Programa de Estudos Avançados em Direitos Humanos e Direito Humanitário com um curso de duração aproximada de 03 semanas. Além da bolsa, os ganhadores terão as despesas de viagem pagas para Washington DC, e receberão acomodação em dormitório universitário e um auxílio diário para demais despesas. Os melhores artigos também poderão ser publicados na “American University International Law Review”.

Quem pode participar

Para poder participar do concurso é preciso possuir formação em Direito e ter demonstrado experiência ou interesse na área de direito internacional dos direitos humanos. Para se candidatar ao prêmio, é preciso seguir as instruções para a escrita do artigo conforme as regras estabelecidas pelo Programa. O artigo deve ser inédito (não previamente publicado) e enviado em formato Word até o prazo de 31 de janeiro de 2022. Para mais informações, acesse aqui.