A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), com o apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), firmou convênio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a oferta de uma turma de Mestrado Profissional stricto sensu em Ciências da Saúde, com 15 vagas para docentes da Unitins vinculados a cursos na área de Saúde.
O convênio tem por objeto estabelecer a integração de esforços entre as partícipes, visando, mutuamente, a parceria para o fortalecimento de programas de pós-graduação na área de saúde e para a formação avançada de docentes para atuação em cursos de graduação em saúde no Estado do Tocantins. Estarão envolvidos no Programa docentes credenciados no PPG Mestrado Profissional em Ciências da Saúde da UFT, que ministrarão disciplinas e realizarão atividades de orientação e acompanhamento dos docentes da Unitins, ora alunos. Docentes da Unitins com título de Doutor na área de Ciências da Saúde poderão atuar como coorientadores.
Na última sexta-feira, 17, o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Ana Flávia Gouveia de Faria, e a diretora de Pós-Graduação, Leda Verônica Benevides, participaram de uma reunião, via Google Meet, com a diretora da Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS-TO), Fabíola Sandini Braga, e sua equipe, para realizar alinhamento sobre a participação dos profissionais do ETSus.
Augusto Rezende explica que “essa ação faz parte do projeto de estruturação do curso de Medicina do Câmpus Augustinópolis, essa ampliação da área da saúde. É algo que foi previsto, há dois anos, quando iniciamos o processo de criação do curso, pois sabíamos que precisaríamos fazer um investimento na capacitação docente. E, assim, caminhamos para essa capacitação. Essa será a primeira turma, e agora procuramos os médicos e as pessoas que possam cumprir os critérios e, futuramente, serem professores da Unitins”.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Flávia Gouveia de Faria, destaca que essa ação “com certeza trará um grande crescimento para a Unitins enquanto universidade, pois estamos comprometidos em investir na qualificação dos nossos professores. Isso trará mais qualidade ao ensino nos nossos cursos na área da saúde, além de aumentar a qualidade das nossas pesquisas e facilitar os grupos de pesquisas que poderão ser formados pelos professores e pesquisadores da Unitins e UFT. Mais que isso, estamos comprometidos com o desenvolvimento regional, pois qualificar os professores e os profissionais do ETSus irá alcançar não só os acadêmicos, mas toda a sociedade”.
O próximo passo será realizado processo seletivo. O edital será elaborado em parceria entre as instituições conveniadas, Unitins e UFT, e será divulgado pela UFT.