Estudantes do 4º período de Ciências Contábeis do Câmpus Dianópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) encerraram o semestre realizando Planos de Negócios, simulando a criação de uma empresa. As atividades foram orientadas pelo professor da disciplina de Empreendedorismo e Inovação, professor Gabriel Machado Santos.
Santos explicou que vem “aprimorando essa metodologia proposta e toda a disciplina é em torno do Plano de Negócio. Tivemos alguns casos interessantes, como o Plano de Negócios das empresas Sueli Cake's, elaborado pela acadêmica Rute Larissa Conceição de Souza, e A2M Custom, dos acadêmicos Aurison Pereira de Sousa, Maycon Varanda Pereira e Murilo Carvalho. Isso é algo fabuloso porque incentiva o espírito empreendedor, e fiquei muito feliz com os resultados”.
“Foi dada a opção de fazer em grupo ou individual. O plano de negócio na sua elaboração tem o sumário executivo, Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), visão, missão, valores, princípios, descrição do empreendimento, planilhas de despesas e custos, planilha de viabilidade econômica e muito mais. A ideia é formar o aluno com uma noção próxima da realidade do empreendedorismo, sendo obrigatório discente demonstrar a inovação proposta”, destacou o professor.
Para o acadêmico Aurison Pereira de Sousa, “a elaboração do Plano de Negócios foi uma experiência completamente nova, pois eu nem mesmo sabia que era necessário tal nível de planejamento para se abrir uma empresa. A partir da mesma pude perceber o quão difícil é passar por todas as etapas para garantir que seja um empreendimento viável. Tratando-se da questão de inovação, também percebi que é uma tarefa bastante desafiadora, que demanda uma certa percepção e até mesmo criatividade por parte do empreendedor, e que eu senti dificuldade em realizá-la”.
“Creio que é de suma importância a abordagem do tema inovação desde as séries iniciais, do processo educacional, para que as pessoas criem uma boa base a respeito do tema e que saibam desenvolver, de fato, uma visão empreendedora. Considero que a realização desse trabalho é de grande relevância, pois alinha o conhecimento teórico e o prático, e fornece a possibilidade de adquirirmos uma certa experiência para, quem sabe no futuro, investimos em nossos próprios negócios”, ressaltou Sousa.