Com presença de mais de 5 mil candidatos, Vestibular da Unitins tem 21% de abstenção

Provas foram aplicadas em 11 unidades de ensino; Resultado final do certame deve ser divulgado dia 14 de janeiro

ANDRÉIA FERNANDES DA SILVA Graduação 19/12/2021 20:03

Milhares de candidatos compareceram à aplicação das provas do Vestibular 2022/1 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) neste domingo, 19. As provas foram aplicadas presencialmente durante o período vespertino nas cidades de Araguatins, Araguaína, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins.


Aplicação da prova em Palmas (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

Ao todo, 11 unidades de ensino receberam mais de 5 mil candidatos que concorrem a 680 vagas ofertadas pela universidade. O Vestibular registrou uma taxa de abstenção de 21%. As provas foram aplicadas sem nenhuma intercorrência e com apoio das Polícias Civil, Científica e Militar do Estado do Tocantins.


Papiloscopistas coletando impressões digitais dos candidatos de Medicina em sala (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

Polícia Militar reforçou a segurança nos locais de prova

 

 

 

Os portões dos locais de prova abriram pontualmente às 12h30 (horário de Brasília). João Paulo Cavalcante, de 17 anos, chegou 30 minutos antes dos portões abrirem em Augustinópolis e comentou sobre a importância de chegar com antecedência. “Por se tratar de um Vestibular tão importante, é necessário a gente ter todo esse cuidado para não chegar atrasado e perder essa grande chance. Então por eu morar em Imperatriz (MA) e ter que vir para Augustinópolis de carro, eu tenho que ter todo esse planejamento para chegar aqui cedo, antes dos portões abrirem. Venho me preparando desde o início do ano, quando eu comecei a estudar para o Enem e eu peguei esse embalo e comecei a fazer esses vestibulares tradicionais, como o da Unitins. Essa é a minha segunda vez fazendo o vestibular da Unitins. A primeira vez foi em agosto”, contou o candidato. 

 


Portões foram abertos às 12h30 (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

 

 

O candidato Lucas Gabriel Gouveia, 28 anos, veio de Aracaju (SE) para tentar a segunda graduação no Tocantins. “Já sou formado em Engenharia Química, mas optei por mudar de área e ingressar em Medicina. Pesquisei por universidades e vestibulares tradicionais e optei por vir ao Tocantins pela primeira vez para fazer o vestibular”, disse.


 

 

 

Já a candidata Gabriela Camargo veio de Goiânia (GO) para prestar o vestibular e chegou ainda com a mala no local de prova. “Eu e uma amiga já estamos tentando passar em Medicina há alguns anos. A expectativa para a prova é das melhores e espero passar e cursar Medicina, que é o meu sonho, em uma universidade pública, mesmo que longe de casa”, disse a candidata.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vitória Mota e Emelly Kethenly, ambas de 17 anos de idade, concluíram o Ensino Médio este ano e já estão com expectativas altas para a aprovação no vestibular. “Minha mãe é de Araguatins, próximo de Augustinópolis onde quero cursar. Então, essa é uma oportunidade que ficaria muito acessível para mim, porque eu conseguiria estudar e ficar perto da minha família”, explicou Vitória. “Escolhi o vestibular da Unitins por ser uma boa universidade e também por ser mais acessível. Venho me preparando há bastante tempo para esse vestibular e para outros que também prestei. Então, nesses últimos dias eu optei por descansar a cabeça e vir tranquila para a prova hoje”, afirmou Emelly.


Emelly Kethenly e Vitória Mota, ambas de 17 anos (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

 

A prova

Os candidatos tiveram 5 horas para responder às provas objetiva e de Redação, que teve como opções de temas: “O lugar da mulher na atualidade” e “A mulher como provedora da família”. As provas objetivas possuem questões de Língua Portuguesa/Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, História e Geografia.

Ao finalizar a prova, Gabryella Figueiredo, de 18 anos, contou que este foi o primeiro vestibular que concorreu. “Gostei muito da organização do vestibular, principalmente pelos cuidados na prevenção da Covid-19. Achei a prova bem elaborada e gostei muito dos temas da Redação”.

Amanda Gabrielle Silva Gomes, 18 anos, de Xinguara (PA), também fez o vestibular da Unitins pela primeira vez. “As questões estavam bem elaboradas, mas também estavam bem fáceis de compreender e, consequentemente, de responder. Acredito que minha nota vai ser condizente com o desempenho que eu obtive e que eu vou conseguir alcançar minha meta. Eu escolhi prestar vestibular para a Unitins porque o suporte tecnológico aqui é mais avançado e também por causa do suporte da minha família, que mora no Tocantins há mais de 15 anos”.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, comemorou mais um sucesso do Vestibular da Unitins. “Mais um vestibular muito bem organizado pela equipe da Unitins, com apoio das forças de segurança por meio das Polícias Civil, Científica e Militar, que reforçaram a segurança do vestibular. Um empenho em massa da equipe administrativa da universidade para receber esses mais de 5 mil candidatos. Este ano tivemos a ampliação dos locais de prova para Araguaína, para receber os candidatos ao curso de Medicina, então a gente comemora e esperamos esses novos alunos já com aulas presenciais, com obrigatoriedade da 1ª dose da vacina como já divulgado pela universidade”, explicou o reitor.

A partir de agora os candidatos devem se atentar à divulgação do Gabarito Preliminar nesta segunda-feira, 20, a partir das 19h, como previsto no cronograma oficial do certame (acesse aqui). Os aprovados iniciarão o semestre letivo dia 1º de fevereiro 2022 com previsão de aulas presenciais em todos os câmpus.

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS