Unitins avança no ranking das Universidades Empreendedoras 2021

O estudo é realizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores

Carlos de Bayma INOVAÇÃO 10/12/2021 18:31

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Junior) divulgou os resultados do Ranking das Universidades Empreendedoras 2021 objetivando a transformação das universidades brasileiras, através da geração de novos estímulos para universidades melhores, mais empreendedoras. Os resultados são fruto da pesquisa nacional para posicionamento das universidades com base nos quesitos: Inovação, Extensão, Cultura Empreendedora, Internacionalização, Capital Financeiro e Infraestrutura.

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) aparece bem posicionada no quesito Inovação, sendo a única universidade tocantinense a ser listada da região Norte no requisito Inovação, estando em 39° lugar. A Unitins também aparece em 94° lugar no ranking nacional das universidades empreendedoras.

Realizado a partir da coleta e análise de dados provindas de três diferentes fontes, conforme consta no site da Confederação. A primeira é a pesquisa de percepção, que tem como objetivo coletar a percepção dos discentes. A coleta por meio dos embaixadores (alunos voluntários) é a segunda fonte, e visa obter informações autodeclaradas pelas universidades diretamente na nossa plataforma. A terceira fonte são de dados de fontes secundárias, ou seja, base de dados complementares a partir das informações já existentes. O Ranking das Universidades Empreendedoras 2021 pode ser acessado na íntegra clicando aqui.

O diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unitins (NIT), professor Jeferson Morais, explica que “a Unitins aprovou há alguns anos no Consuni, a formação da disciplina de Empreendedorismo e Inovação em todos os nossos cursos superiores e vemos que isso nos trouxe resultado, pois estamos ficando cada vez mais qualificados e ranqueados nesse quesito”.

Sobre o avanço no rankink, Morais destaca que “é muito importante, pois a Unitins se firma como uma universidade empreendedora, aquela que tanto ensina sobre as técnicas e a forma do empreendedorismo que acontece na sociedade, como também aplica essas ferramentas no dia a dia da sala de aula. Ou seja, aproximamos o nosso estudante da realidade do mercado, dando para ele condições de se diferenciar”.