Acadêmicos e professores podem concorrer a bolsas de intercâmbio para a Hungria

Inscrições vão até 15 de janeiro de 2022 para bolsas 2022-2023

FRANCISCA LAYLLA PEREIRA DE SOUSA LIMA INTERNACIONALIZAÇÃO 07/12/2021 11:15

O setor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulga oportunidade de bolsas de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, na modalidade completa e/ou sanduíche (intercâmbio parcial) para acadêmicos e professores que queiram estudar na Hungria por meio do Programa Stipendium Hungaricum. As inscrições estão abertas até 15 de janeiro de 2022.

Os benefícios das bolsas ofertadas incluem isenção do pagamento da mensalidade do curso na instituição húngara, auxílio mensal para ajudar nas despesas, auxílio acomodação e seguro saúde. Contudo, o edital da chamada ressalta que o estudante pode precisar de recursos financeiros próprios para cobrir os custos de vida no país. O site do programa disponibiliza uma calculadora para que o interessado tenha noção do custo de vida em cidades da Hungria.

Nos níveis de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e outros programas sem titulação, há a possibilidade de cursar a modalidade full-degree, que é o curso completo. Já a modalidade parcial-sanduíche inclui graduação, mestrado e doutorado e os interessados precisam estar com o curso em andamento em sua instituição de origem. A modalidade parcial-sanduiche tem duração de 1 ou 2 semestres. Para mais detalhes sobre as modalidades ofertadas acesse aqui.

Programa

O Programa de Bolsas Stipendium Hungaricum foi lançado em 2013 pelo Governo da Hungria e é coordenado pela Tempus Public Foundation desde 2015. Este programa é baseado em acordos bilaterais de cooperação no campo da educação e visa encorajar estudantes internacionais a estudarem na Hungria.

Os cursos disponíveis são variados e envolvem as áreas de Agricultura, Engenharia, Ciências Naturais, Esportes, Ciências Sociais, Artes e outros. Para buscar os programas disponíveis acesse o site do programa.

Boa parte dos programas são ofertados em Língua Inglesa e os candidatos deverão comprovar proficiência em inglês, de acordo com os requisitos da instituição anfitriã.

Links úteis

As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de janeiro de 2022 às 23h59min, conforme o horário central europeu, através do link: https://stipendiumhungaricum.hu/apply/

Edital de chamada – Graduação e Mestrado:

BA_MA_OTM_Call_for_Applications_2022_2023_final.pdf (stipendiumhungaricum.hu)

Edital de chamada – Doutorado:

Vídeo explicativo sobre as bolsas em Português no canal Partiu Intercâmbio:

Para auxílio com informações sobre o programa, entre em contato com o setor de Relações Internacionais da Unitins pelo e-mail rint@unitins.br