Caminhada na Praça dos Girassóis marca lançamento do programa Unitins em Movimento

A atividade foi realizada, também, dentro da programação de comemorações da Semana do Servidor Público

Carlos de Bayma SAÚDE E BEM-ESTAR 26/10/2021 08:35

Caminhada Unitins em Movimento reuniu mais de 200 pessoas na Praça dos Girassóis (Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins)


A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) e da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Esporte, realizou na noite desta segunda-feira, 25, na Praça dos Girassóis, em Palmas, a primeira edição da “Caminhada Unitins em Movimento”, uma das atividades comemorativas da programação institucional para a Semana do Servidor Público. A ação, além de promover e estimular a prática de atividades esportivas entre os servidores da Unitins, também estava associada à campanha Outubro Rosa, destacando a importância dos cuidados com a saúde e a prevenção e combate ao câncer de mama. A caminhada consistiu em duas voltas em torno da praça, totalizando 6km.

A Caminhada contou com a parceria da Associação CuidaDores, uma instituição filantrópica que atende pacientes em tratamento contra o câncer no Hospital Geral de Palmas (HGP). A abertura da Caminhada também marcou o lançamento do programa de Extensão “Unitins em Movimento”, que visa promover e socializar práticas que possibilitem diversas atividades em prol da melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica. O evento foi conduzido pelo comunicador PP do Rádio, locutor da rádio 96 FM.

Na abertura do evento, o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, agradeceu o apoio da rádio, da Agência de Transito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM), a parceria com a Associação CuidaDores, representada pelo oncologista Ismar Rezende e pela fonoaudióloga Isabela Rezende, e a todos os servidores da Unitins que fizeram da Caminhada um grande evento. O reitor aproveitou a ocasião para anunciar a I Corrida de Rua da Unitins, que será realizada em comemoração aos 32 anos da instituição em fevereiro de 2022. O reitor também destacou e agradeceu a participação da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), na pessoa do seu presidente, Edson Cabral, que também aderiu à caminhada da Unitins com seus srevidores.

“Essa é a primeira de várias ações em alusão ao Dia do Servidor Público e, além do estímulo à prática de atividades físicas, também tem o incentivo para reforçar os cuidados com a saúde. Durante toda a semana serão realizadas atividades em todos os Câmpus. E a Unitins também tem consciência do seu papel social e está unida a outros organismos sociais em defesa da vida. É necessário esse despertar, somar forças, ajudar pessoas, fortalecer os vínculos de solidariedade”, destacou o reitor.

A diretora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Unitins, Maria Lúcia Guida de Carvalho, falou da importância da programação e explicou que foram vendidas duzentas camisetas relacionadas ao evento, e que o valor arrecado será destinado à Associação CuidaDores. “Esse é um momento oportuno para destacar a importância do servidor público para o desenvolvimento e aprimoramento dos mecanismos sociais. Além de proporcionar benefícios por meio de atividades físicas, esse momento também reforça os vínculos de solidariedade e nossa proposta é ajudar essas pessoas que estão necessitando, pois são muitas famílias precisando ser apoiadas nesse momento”, enfatizou a diretora.

A representante da Associação CuidaDores, a fonoaudióloga Isabela Rezende, falou da principal ação da associação, que é “a realização do transporte de pacientes com câncer para as sessões de radioterapia. E essa parceria com a Unitins vem somar forças para o desenvolvimento desse trabalho, reforça as ações e promovem o voluntariado. Isso mostra a importância de ações coletivas”.

Ao término da Caminhada, a servidora Vida Kamila Pinheiro cravou: “Superei meus limites”. Ela explica que “até então só tinha conseguido dar uma volta completa em torno da praça e hoje consegui completar as duas voltas, e isso é muito bom”. Já a servidora Dayane Nunes destacou que participar da programação foi muito gratificante. “É uma ação que integra, promove a socialização, traz benefícios para a saúde e, ainda, podemos ajudar as pessoas”.

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS