Unitins divulga oferta de bolsas de estadias de pesquisa na Alemanha para professores e cientistas brasileiros

Inscrições podem ser feitas até o dia três de novembro para o período de estadia que começa em janeiro de 2022

Ruy Bucar INTERCÂMBIO 18/10/2021 11:00

O setor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulga oferta de bolsas de estadias de pesquisa na Alemanha para professores e cientistas brasileiros. As bolsas são concedidas para interessados em passar de um a três meses desenvolvendo projetos em instituição de ensino superior da Alemanha. O DAAD, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, abre inscrições duas vezes por ano para programas de pesquisa voltados para professores e cientistas na Alemanha.

 

O programa tem como objetivo estreitar os vínculos entre pesquisadores brasileiros e alemães. Os principais critérios para a seleção, conforme o edital, são: trajetória acadêmica e publicações recentes, que devem estar documentadas em currículo e em uma lista de publicações; apresentação de projeto de pesquisa bem planejado; o professor deve ter concluído o doutorado e ter vínculo com uma instituição de ensino superior ou de pesquisa brasileira.

 

O professor/pesquisador contemplado terá direito a uma bolsa mensal no valor de € 2.000,00 (dois mil euros) e auxílio para passagem aérea. O prazo para inscrição se estende até 03 de novembro para estadias de pesquisa entre 1º de janeiro de 2022 a 31 de janeiro de 2023. A equipe do DAAD no Brasil oferece regularmente orientação para interessados em estudos e pesquisa na Alemanha. Tudo sobre o processo seletivo confira o edital aqui. Mais sobre o assunto acesse matéria no DAAD disponível aqui.

 

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS