Projeto “Um olhar para a preservação dos Quelônios do Tocantins” realiza atividade de educação ambiental, em Caseara

Ações foram desenvolvidas junto a estudantes da Escola Municipal Aristeu Camargo e ribeirinhos da região de Caseara

Ruy Bucar PESQUISA e EXTENSÃO 14/10/2021 13:17

Equipe responsável pelo desenvolvimento das atividades (Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins)

O projeto “Um olhar para a preservação dos Quelônios do Tocantins”, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizou nos dias 07, 08 e 09 de outubro várias atividades de educação ambiental junto aos alunos da Escola Municipal Aristeu Camargo e ribeiros de Caseara, na cidade e no Parque do Cantão, na Ilha do Bananal.  As ações tiveram como objetivo sensibilizar estudantes e moradores quanto à importância da valorização dos recursos naturais e adoção de práticas sustentáveis.

Durante os três dias de ações os monitores ministraram oficinas sobre espécies de Quelônios [Tracajá e Tartaruga da Amazônia] e de Educação Ambiental; realizaram roda de conversa sobre o projeto e importância da preservação ambiental e promoveram atividades recreativas e de integração como jogo de coleta seletiva, dinâmica sobre práticas de desenvolvimento sustentável, além de entrega de brindes [copos, canetas, livreto infantil de atividades educativas e docinhos] para as crianças. Os ribeirinhos foram contemplados com camisetas de proteção solar UV, chapéu de proteção solar e copo do projeto. No Parque do Cantão, os participaram ainda tiveram a oportunidade de percorrer a trilha ecológica.

As atividades foram comandadas pela bióloga e gestora ambiental Chryss Macêdo; a coordenadora de Extensão e Desenvolvimento Social, Mylena Jacundá; a coordenadora de Assuntos Estudantis e Esporte, Ana Márcia Gurski; e os assessores Iarilene Saraiva e Cléber Ferreira. Prestigiaram a abertura das atividades as professoras Kyldes Vicente, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Unitins, e a professora Alessandra Ruita Czapski, pró-reitora de Graduação da Universidade e uma das coordenadoras do projeto.

Alunos da Escola Municipal Aristeu Carmargo durante atividades educativas

Projeto

O projeto de pesquisa e extensão intitulado “Um olhar para a preservação dos Quelônios no Tocantins”, desde 2019 vem desempenhando um importante papel junto à comunidade e ao meio ambiente, por meio de suas atividades de campo, a partir do levantamento de dados ecológicos das espécies P. unifilis (tracajá) e P. expansa (tartaruga-da-amazônia), bem como por meio das atividades integrativas de Educação Ambiental junto à comunidade escolar e ribeirinha ao entorno da área de pesquisa.

Os coordenadores explicam que, no tocante ao trabalho de extensão, a equipe da Proex/Unitins desenvolveu atividades de educação ambiental por meio de palestras de conscientização ambiental, trilhas ecológicas, oficinas de coleta seletiva, gincanas e rodas de conversas sobre preservação dos quelônios.

O trabalho vem sendo desenvolvido de forma integrada por professores pesquisadores e extensionistas da Unitins, técnicos da Proex, comunidade escolar e ribeirinha de Caseara, com o objetivo de sensibilizar, provocar discussões e suscitar o envolvimento da população local na proteção, preservação e conservação dessas espécies tão importantes para o equilíbrio ecológico, a fim de dirimir o declínio da população de quelônios.

Projeto inclui trabalho de educação ambiental junto aos ribeirinhos