Unitins participa da etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros nas modalidades de natação e Taekwondo

Acadêmica Isadora Heloysa, de Engenharia Agronômica, disputa medalha no Taekwondo e Isabella Moraes, do curso de Direito, concorre na natação

FRANCISCA LAYLLA PEREIRA DE SOUSA LIMA Esporte 08/10/2021 15:47

Professor Neto Avelino, Isabella Moraes (Natação), reitor Augusto Rezende e aluna Isadora Heloysa (Taekwondo) - Fotos: Andréia Fernandes/Dicom Unitins


A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) conta com duas representantes na etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2021, que acontecem entre os dias 10 e 18 de outubro, em Brasília/DF. Isadora Heloysa da Costa Alves, acadêmica do 3º período de Engenharia Agronômica/Câmpus Palmas, e Isabella Moraes da Silva Ferreira, acadêmica do 6º período de Direito/Câmpus Palmas, concorrem nas categorias Taekwondo e Natação, respectivamente.

Isadora Heloysa, de 20 anos de idade, é atleta de Taekwondo há quase 4 anos, faz parte da Academia de Artes Marciais Smart Fight e já competiu em campeonatos estaduais. “As minhas expectativas são bem grandes, estou indo bem focada e quero oferecer o meu máximo para trazer um bom resultado”, comentou a aluna atleta. Ela contou ainda que já treinou judô, mas depois que conheceu o Taekwondo resolveu se dedicar a esse esporte. 

 

Já Isabella Moraes tem 22 anos e vai competir na modalidade Natação, esporte que pratica desde os seis anos de idade. Para a aluna, é uma grande conquista participar do JUBs. “É uma grande honra participar do JUBs, que é uma das maiores competições da América Latina, no quesito universitário. É também uma satisfação imensa poder representar a Unitins e o Estado do Tocantins”, declarou Isabella. 

 

O professor de Educação Física e assessor da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Esportes da Unitins, Avelino Pereira Neto, acompanhará as duas acadêmicas durante a competição e disse que, apesar das dificuldades, é muito gratificante esse momento. “Estamos conseguindo levar duas atletas em época de pandemia, que já é muito difícil, juntamente com a equipe toda que está indo e mais 28 atletas. Estamos muito motivados com a ida delas [Isadora e Isabella] para os jogos”, concluiu Avelino.

 

De acordo com o reitor da Unitins, Augusto Rezende, a universidade sempre incentivou a formação integral dos alunos, o que inclui os esportes. “A Unitins sempre incentivou a prática esportiva, nos seus jogos internos, na viabilização da participação dos alunos nas etapas estaduais e agora com duas representantes participando da etapa nacional dos Jogos Universitários”, destaca. O reitor também pontuou que visualiza a ida das duas acadêmicas como um grande incentivo para que mais alunos da Unitins se sintam motivados a participar de competições esportivas.

 

JUBs 2021

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) deste ano ocorrem em Brasília/DF, entre os dias 10 e 18 de outubro. A abertura oficial acontece na próxima segunda-feira, 11, às 19h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

 

De acordo com os organizadores do evento, participam da abertura do JUBs mais de 3 mil estudantes atletas, que saíram de 270 universidades das 27 Unidades da Federação, além de oficiais, técnicos, árbitros e comitê organizador do evento.

 

Os atletas disputarão medalhas nas modalidades acadêmico (de trabalhos acadêmicos), atletismo, badminton, basquete, futsal, handebol, Judô, caratê, wrestling, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez. No paradesporto haverá provas de atletismo, badminton, tênis de mesa e natação. Por último, os esportes eletrônicos terão competições nos seguintes jogos: LOL, FIFA, Clash Royale, Freefire, Poker e CS GO.

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS