Setor de Relações Internacionais da Unitins abre chamada para o evento “Diálogo Nobel América Latina e Caribe”

Os alunos selecionados terão a oportunidade de interagir com quatro ganhadores do Prêmio Nobel

FRANCISCA LAYLLA PEREIRA DE SOUSA LIMA Oportunidade 30/09/2021 09:27

O setor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), lançou a Chamada Nº 01/2021, que visa selecionar dois alunos da Unitins para participarem do evento virtual da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas), o “Diálogo Nobel América Latina e Caribe”. Os selecionados terão a oportunidade de discutir a importância da ciência e de sua contribuição na formulação de políticas públicas com quatro ganhadores do Prêmio Nobel.

O evento é dividido em três etapas. Inicialmente, os vencedores apresentarão suas opiniões em forma de entrevistas, em seguida serão realizadas quatro mesas redondas paralelas com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, tendo a oportunidade de interagir com os ganhadores do Prêmio Nobel. Por fim, os estudantes e celebridades internacionais discutirão a importância da ciência para a sociedade.

Além da boa comunicação em língua inglesa, a seleção final terá por base currículo, histórico escolar e carta de recomendação institucional. O processo busca respeitar a distribuição regional, as grandes áreas da Ciência e a diversidade da população brasileira. Ao todo, 14 estudantes brasileiros terão a oportunidade de participar dos debates, essa seleção final é feita pelos organizadores do evento. Os selecionados serão comunicados até o fim de outubro.

Os interessados em concorrer à uma vaga para o evento podem se inscrever até o dia 05 de outubro. O edital com as informações e o formulário de inscrição podem ser acessados aqui. A chamada selecionará dois alunos: um de graduação e um de pós-graduação para representar a Universidade no evento.