O acadêmico Kelvy Fernando Silva Colombari, do 10º período de Engenharia Agronômica da Unitins/Câmpus Palmas, juntamente com o professor doutor Efrain de S. Souza, seu orientador do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), e os pesquisadores doutora Débora Rodrigues de Souza Campana, doutora Claudia Tiemi Wazema e doutor Ricardo Toshio Fujihara, tiveram o artigo “Survey of leaf-cutting ant species in the central region of the state of Tocantins, Brazil” (Levantamento das espécies de formigas-cortadeiras na região central do estado do Tocantins, Brasil) aceito e publicado pela revista “Brazilian Journal of Biology” (Qualis B1). O artigo foi publicado em agosto deste ano e é resultado da pesquisa desenvolvida dentro do Pibic-CNPq.
O artigo é uma investigação inédita realizada em território tocantinense, nos anos de 2019 e 2020, em que foram realizados levantamentos de espécies de formigas-cortadeiras (gêneros Atta e Acromyrmex) em 16 municípios da região Central do estado. O trabalho contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (CCA-UFSCar) e Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
O orientador da pesquisa, professor doutor Efrain de S. Souza, comentou sobre importância do tema da pesquisa. “Conhecer e compreender a entomofauna regional é a premissa para a elaboração de estratégias mais assertivas no manejo de pragas, principalmente para espécies com tantas habilidades evolutivas, como as formigas-cortadeiras”, pontuou. Ele também ressaltou o empenho do bolsista no levantamento dos dados e informações ao longo da pesquisa.
O discente Kelvy Fernando Silva Colombari celebrou a conquista e enfatizou a importância da pesquisa científica no seu desenvolvimento e formação profissional. “Fiquei muito feliz quando soube que meu trabalho foi aceito. A iniciação científica tem um papel fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e ter meu esforço reconhecido é um incentivo para continuar no campo da pesquisa. Temos que mostrar para o Governo que investir em pesquisa é necessário. É um trabalho de formiguinha, novas pesquisas devem continuar sendo feitas no nosso estado e pretendo continuar atuando nesse campo, pois, embora o caminho será um pouco árduo, o resultado é muito gratificante”, declarou Kelvy.
O artigo já está disponível no Portal Scielo e pode ser acessado na íntegra aqui.