Leandro Holanda comanda oficina sobre aprendizagem baseada em projetos

Professor fez demonstração de ferramentas que podem ser usadas na metodologia de aprendizagem baseada em projetos e tirou dúvidas dos participantes

Ruy Bucar Semana Integrada 2021/2 03/08/2021 13:10

O professor Leandro Holanda comandou nesta terça-feira, 3, a oficina “Aprendizagem baseada em projetos”, direcionada aos professores dentro da programação da Semana Integrada da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A Semana Integrada que teve início na segunda e se estende até sexta-feira, 6, conta com uma série de atividades, mesas redondas, oficinas, workshops, discussões temáticas com conteúdo para professores, estudantes e técnicos administrativos, num processo de total imersão.

O professor Leandro fez uma apresentação de vários instrumentos metodológicos, com a demonstração de como podem ser usados na aprendizagem por projetos. Mostrou caminhos e etapas de planejamento, definição dos objetivos e processo de avaliação a serem trabalhados, refletindo e avaliando os desafios reais a serem enfrentados a partir dos relatos levantados pelos participantes. Adesão, compromisso, companheirismo, conhecer a realidade, avaliação, gestão do projeto. Foram as questões com maior destaque na nuvem de palavras.

O professor abordou os seguintes tópicos: ancoragem, ideia norteadora e produto final. “O produto final não precisa ser tão fechado. Quando se fecha muito a gente limita um pouco a criatividade”, recomendou Holanda, apontando a importância do cumprimento das etapas. “Definir bem os objetivos de aprendizagem é super importante, vai ajudar a gente transferir o conteúdo que está na ementa para o projeto”, explica.

A partir da interação dos participantes, Holanda chamou atenção também para a importância da gestão do projeto para que não haja desestímulo. “Sempre que eu trabalho com o projeto vejo que é preciso cuidar da gestão, construir uma rota que a gente seja capaz de fazer esta gestão, alimentar o engajamento dos estudantes ao longo das etapas”, disse concordando com a preocupação manifestada pelos participantes sobre cuidando com o andamento do projeto. "É importante entender que é um momento diferente da aula e que é fundamental que os alunos participem”, observa.

Holanda concordou com a questão levantada pelo professor Josivaldo Alves, que postou comentário apontando que “o risco da aula expositiva é o aluno não sair da passividade. As metodologias ativas contribuem para os alunos tornarem sujeitos ativos”, complementou ressaltando que definir os objetivos é de suma importância.

O professor Leandro Holanda alternou a sua exposição com respostas aos questionamentos dos participantes e fez referência a alguns comentários que, segundo ele, serviram de feedback. A professora Rosana Quadros, comentou: “estou gostando muito desta temática. Sou professora de Literatura e Teoria Literária, quero entender melhor para aplicar nas minhas disciplinas que são teóricas". Já o professor Felicio Cordeiro da Silva observou que “a dificuldade do Direito é que a maior parte do curso é teórico, tem uma sugestão especifica?". Holanda respondeu que tem áreas que são mais difíceis de se trabalhar com projetos e outras que são mais fáceis, mas é possível aplicar a metodologia a todos os campos.

A oficina foi mediada pela professora Luzinete Almeida, coordenadora de Formação Continuada da Unitins e continua com tarefas em grupos de trabalhos práticos e novas encontros. O vídeo completo pode ser acessado aqui.